Conheça os 10 Benefícios da Pitaya, para que serve e suas propriedades

Rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, a pitaya é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.

Pitaya um bom alimento para nossa saúde (Imagem mundoboaforma)

Cientificamente Verificado

A pitaya é um fruto de várias espécies de cacto e é considerada uma das frutas da moda pelas suas incríveis propriedades. Você aprenderá a seguir quais são os benefícios da pitaya, qual tipo é melhor para a saúde, as informações nutricionais e para que ela serve.

Você provavelmente já viu esta fruta exótica em algum lugar. Existem duas variedades dela, a pitaya rosa avermelhada e a pitaya amarela. Ambas possuem um aspecto externo com aparência de cactus e internamente possuem pequenas sementes pretas. A pitaya é originária de regiões subtropicais na América do Sul e na Ásia, onde crescem em abundância em pequenas árvores como cactus.

A Pitaya é saborosa?

Rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, a pitaya é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.

É possível fazer uma infinidade de receitas com a pitaya, uma das formas mais fáceis de se conseguir consumi-la é em forma de suco. Aprenda a fazer 4 receitas de suco de pitaya que, além de deliciosas, são fáceis e rápidas de serem preparadas.

A pitaya, conhecida também como a fruta do Dragão por causa da aparência de sua casca, é uma fruta muito saborosa, mas é preciso ficar atento ao comprá-la. Se ela tiver sido colhida antes do tempo, seu gosto não será tão bom e sua polpa estará gelatinosa. Além disso, a aparência de sua casca passa a impressão de que será muito difícil para consumi-la, porém, isso é apenas impressão. Bastará cortá-la ao meio para poder retirar a casca.

A pitaya é um fruto bem diferente, assim como o rambutão, a feijoa e a anona, que são 3 frutas não muito conhecidas, mas com alto valor nutritivo e deliciosas. Se você se interessou pela pitaya e seus benefícios, vai querer conhecer essas 9 frutas exóticas que são super alimentos.

Vamos explorar as propriedades da fruta, entender para que serve, como plantar e quais são os benefícios da pitaya para nossa saúde.

Pitaya amarela ou pitaya rosa: qual a melhor?

Existem três variedades de pitaya que são amplamente consumidas no mundo: a pitaya amarela com polpa branca, a rosa com polpa vermelha e a rosa com polpa branca.

Veja também:

Os sabores destes três tipos da fruta são muito semelhantes, bastante adocicados e inconfundíveis. No que diz respeito às suas propriedades nutritivas, há pouca alteração entre uma e outra. Isso quer dizer que, independente de qual pitaya você consumir, estará ingerindo um alimento muito benéfico para a saúde.

Algumas pessoas comparam o gosto da pitaya com o sabor do kiwi, mas a pitaya consegue ser ainda mais saborosa e doce.

Propriedades da Pitaya

Apesar de pouco consumida, a pitaya é um ótimo alimento, rico em diversos nutrientes e minerais essenciais para o nosso organismo.

Veja também: Tabela de calorias das frutas.

Ela possui uma quantidade surpreendente de vitamina C em sua composição, o que ajuda e muito o nosso sistema imunológico. Estão presentes também algumas vitaminas do complexo B, que colaboram para um melhor fluxo sanguíneo e podem trazem benefícios da pitaya como o de manter baixos os níveis de colesterol no sangue.

Segundo um estudo publicado em 2011 no Journal of Food Science, as pitayas contêm compostos benéficos incluindo polifenóis, carotenoides e betacianinas que são ótimos antioxidantes.

Informações nutricionais

Valores referentes a 100 gramas de pitaya rosa.

52 calorias;

0,4 gramas de gorduras totais;

0 colesterol;

11 gramas de carboidratos;

1,1 gramas de proteína;

3 gramas de fibras;

20,5 miligramas de vitamina C;

8,5 miligramas de cálcio;

1,9 miligramas de ferro;

22,5 miligramas de fósforo.

A presença de ferro na pitaya é muito bem-vinda já que é estimado que 30% da população mundial é deficiente neste nutriente.

Consumir uma porção de pitaya fornece até 8% da ingestão diária recomendada de ferro e, de acordo com um estudo de revisão de 2014 publicado no Journal of Research in Medical Sciences, a vitamina C (também presente na pitaya) ajuda o corpo a absorver o ferro.

Benefícios da Pitaya – Para Que Serve

1. Sistema imunológico

Um dos aspectos mais importantes dos benefícios da pitaya é sua habilidade de melhorar o sistema de defesa do nosso corpo. A maior responsável por isso é a vitamina C, um nutriente essencial para fortalecer a saúde do sistema imunológico e que é muito abundante na pitaya.

Além da vitamina C, os carotenoides encontrados na pitaya também estimulam o sistema imunológico e ajudam na prevenção de infecções.

Em 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita. A vitamina C ajuda também a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres.

2. Saúde do sistema cardiovascular

Problemas do coração são sempre uma preocupação, por isso é interessante consumir alimentos que possam contribuir positivamente com a prevenção de níveis altos de colesterol e de doenças do sistema cardiovascular.

A pitaya, além de não possuir nada de colesterol, conta com propriedades que ajudam a diminuir o nível do colesterol ruim, LDL. As sementes da pitaya também possuem propriedades que auxiliam no combate do colesterol. Nelas, é possível encontrar um tipo de gordura capaz de se transformar em colesterol bom, o HDL, ajudando a equilibrar o nível de colesterol no corpo.

3. Excelente fonte de fibras

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e alimentos naturais são muito abundantes neste composto. É o caso da pitaya, que conta com um alto teor de fibras que podem ajudar na digestão.

Isso colabora também para combater e evitar problemas de constipação e até diarreia, já que as fibras colaboram para criar maior massa fecal, estimulam os movimentos peristálticos e induzem a liberação dos sucos gástricos.

Uma pesquisa de 2010 publicada no periódico Food Chemistry atestou que a pitaya contém prebióticos (principalmente bactérias do ácido lático e bifidobactérias), que são fibras que estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino e que contribuem muito para o equilíbrio da flora intestinal.

De acordo com estudos – como os publicados em 2012 no Journal of Nutrition e em 2013 no British Medical Journal – as fibras não são importantes apenas para a digestão e podem inclusive proteger o corpo contra doenças cardíacas e a controlar a diabetes.

Além disso, o alto consumo de fibras pode ser uma forma de emagrecer, já que são elas que dão aquela sensação de saciedade após comer. Uma pesquisa da revista científica Nutrients de 2016 mostra que as fibras podem contribuir para a manutenção do peso. Assim, o consumo de alimentos ricos em fibras, como a pitaya, pode ser uma forma de perder peso de maneira saudável.

4. Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias capazes de impedir o crescimento dos chamados radicais livres, componentes prejudiciais à nossa saúde. Os antioxidantes são também boas armas para dar mais força ao sistema imunológico.

Como sugere uma publicação recente de 2017 publicada pelo British Journal of Pharmacology, juntamente com os antioxidantes advindos da vitamina C, outras fontes naturais destas substâncias são responsáveis por benefícios da pitaya de evitar o aparecimento de doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.

5. Ajuda no combate ao diabetes

Mais um dos benefícios da pitaya que vem do alto teor de fibras da fruta é o seu poder de regular o diabetes. Estas fibras podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo consideravelmente os picos de glicose.

No entanto, a dieta de diabéticos deve ser acompanhada de perto, então antes de qualquer modificação na alimentação, o médico deve ser consultado para confirmar se este alimento será benéfico para o seu organismo.

6. Metabolismo

Nosso organismo precisa de proteínas para funcionar de forma adequada e estas substâncias são tão importantes que influenciam desde os nossos dentes até os órgãos vitais. A fonte de proteína que mais consumimos é de origem animal, mas as proteínas vegetais são tão ou mais importantes para mantermos uma boa saúde.

A pitaya é uma boa fonte vegetal de proteína e pode auxiliar em diversas áreas do nosso corpo. O metabolismo pode ser acelerado através do alto consumo de proteínas, ajudando na perda de peso e até no ganho de massa muscular.

7. Propriedades anti-inflamatórias

Há quem diga que a pitaya é uma “fruta anti-inflamatória” de tão bom que é o resultado em quem a consome e tem problemas de inflamação.

Especialistas associam o consumo da pitaya ao alívio de dores e inchaços nas articulações decorrentes de artrite.

8. Propriedades antibacterianas e antifúngicas

Outros benefícios da pitaya para o sistema imunológico são suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Isso pode ajudar no aumento da produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por defender o corpo de toxinas.

Além disso, os glóbulos brancos podem impedir a entrada ou proliferação de bactérias ou fungos que causam infecções no organismo. Isso acaba estimulando a regeneração das células, deixando o processo de cicatrização mais rápido.

9. Uso cosmético da pitaya

Há também alguns benefícios da pitaya para beleza. O uso tópico da fruta pode ser aplicado tanto na pele quanto no cabelo das seguintes formas:

Para peles com problemas de acne, a pitaya pode ser aplicada em forma de máscara. Basta cortar um pedaço da fruta e amassar até obter uma pasta homogênea e aplicar no rosto. Deixe por alguns minutos e retire com água.

Para queimaduras de sol, você pode fazer uma máscara com a pitaya amassada, suco de pepino e mel. Esta mistura tem um efeito parecido com o da babosa, oferecendo bastante hidratação e vitaminas para proteger a área afetada.

Seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Basta aplicar o suco da pitaya no couro cabeludo para manter os folículos capilares abertos e permitir que seus cabelos respirem melhor e ganhem mais maciez.

Depois de conhecer todos os seus benefícios, você certamente vai querer incluir essa fruta exótica e maravilhosa no seu dia-a-dia. Mas, antes disso, não deixe de conferir se pitaya engorda ou emagrece para saber se vale a pena colocá-la na sua dieta.

Como comer?

Por ser uma fruta exótica com uma casca bem diferente da maioria das outras frutas, pode surgir um certo receio na hora de comer e até mesmo no momento de cortar a pitaya.

A primeira coisa que você precisa saber é que não é necessário descascar a fruta para come-la, basta aprender a cortar da maneira correta.

Existem duas formas de cortar a pitaya que você vai conhecer agora:

Você pode cortar a pitaya no meio como se fosse um maracujá e, com o auxílio de uma colher, remover toda a polpa da fruta para comer.

Outra maneira de cortar a pitaya é dividindo a fruta em quatro pedaços. Para isso, coloque a fruta na posição vertical, corte na metade e antes de separar as partes, corte mais uma vez na metade para obter quatro pedaços iguais. Depois de fazer esses dois cortes, basta puxar a casca com cuidado que ela irá sair e restará apenas a polpa da fruta para consumo.

Deve-se consumir apenas a polpa da pitaya, seja para comer em pedaços ou usá-la para fazer sucos, uma opção excelente para dias de bastante calor, já que a maior parte de sua composição é feita de água.

O suco da pitaya pode ser combinado com outros alimentos, como hortelã, gengibre, abacaxi, água de coco, conforme sua preferência. É possível também fazer um smoothie de pitaya, adicionando bananas congeladas para dar uma consistência mais cremosa.

Há também algumas empresas que comercializam um tipo de vinho feito da pitaya, bastante saboroso.

Como plantar?

Apesar de ser uma árvore-cactus, a pitaya possui algumas especificidades na hora do plantio. O pé de pitaya não pode ter nem falta e nem excesso de luz, portanto, o ideal é que a planta esteja em um local aberto com sombra durante a maior parte do dia.

Por ser uma planta delicada, é mais fácil comprar uma muda de pitaya e adaptar em sua casa, já que a polinização manual pode não funcionar muito bem e demorar muito para vingar.

A escolha do solo adequado é muito importante para que o cultivo da pitaya dê certo. É preciso usar um solo arenoso e bem drenado já que se trata de um tipo de cactos que não requer muita água. Na hora de plantar, a muda deve estar livre de umidade e o plantio deve ser feito em um local que receba luz solar.

Como a árvore não gosta de muita água, a rega pode ser feita apenas quando você notar que o solo está praticamente seco.

A árvore pode alcançar até 6 metros de altura, mas você pode podá-la. Isso vai evitar que ela cresça demais e fique muito pesada, além de concentrar os nutrientes e favorecer a colheita. Além do mais, os galhos podados podem servir de mudas para novas plantas.

Uma muda de pitaya bem cuidada pode gerar frutos por até 15 ou 20 anos. Se você quiser ter frutos rapidamente, é indicado procurar mudas de pitaya rosa, pois ela dá frutos em aproximadamente 40 dias. Já a pitaya amarela pode demorar até 6 meses para amadurecer.

A pitaya é uma fruta climatérica, isso quer dizer que, depois de ser retirada do pé, ela para de amadurecer. Por conta disso, é importante só colher a pitaya quando ela já estiver bastante madura.

Quando a pitaya está pronta para a colheita, a sua casca fica vermelha ou amarela – dependendo da variedade do fruto – e levemente macia.

Suco de pitaya

Um suco de pitaya bem gostoso e fácil de preparar é o suco de pitaya com limão. Essa combinação é bastante interessante pois o limão corta um pouco o sabor extremamente doce da pitaya.

Ingredientes

Para preparar o suco de pitaya com limão, você vai precisar de:

3 pitayas maduras

5 limões

Modo de preparo

Corte a pitaya em 4 partes na vertical ou então na metade para que você possa aproveitar toda a polpa da fruta.

Corte também os limões pela metade.

Coloque as polpas das pitayas em um liquidificador e, em seguida, esprema o suco dos limões. Bata tudo no liquidificador até a mistura se tornar homogênea.

Não é necessário adicionar água pois a pitaya já contém bastante água em sua composição, mas se você achar que o suco está muito concentrado, adicione um pouco de água ou sirva a bebida com gelo.

Também não é preciso adoçar o suco pois ele fica delicioso desse jeito. Se o sabor azedo do limão não te agradar, você pode adaptar a receita usando laranjas no lugar do limão.

https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-pitaya-para-que-serve-e-propriedades/

Deve-se consumir apenas a polpa da pitaya, seja para comer em pedaços ou usá-la para fazer sucos (Imagem ilustrativa via google)