Estrela de 'Modern Family' chora e se declara a sua 'mãe' na série por resgatá-la de vio-lência doméstica

Sarah Hyland raramente aborda seu trauma vivido em 2014, época em que recebeu apoio de Julie Bowen

Sarah Hyland e Julie Bowen em 'Modern Family'; elas no evento de quinta (24) — Foto: Getty Images

Por Redação Monet - 25/10/2024 

A atriz Sarah Hyland, de 33 anos, se emocionou ao fazer um raro desabafo sobre a vez em que sofreu violência doméstica em meio a um relacionamento abusivo. Ela abordou o tema traumático durante participação no evento Variety 's Power of Women Honors, em Los Angeles, na quinta-feira (24).

Sarah tinha 18 anos quando começou a trabalhar na aclamada comédia 'Modern Family' (2009-2020) com sua personagem Haley Dunphy. Ela também brilhou em produções como ‘O Toque de um Anjo’ (2002), ‘Um Geek Encantador’ (2011) e ‘Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras’ (2014).

Ela subiu ao palco para receber um prêmio por seu trabalho em bem-estar animal e conscientização sobre abuso doméstico. Foi quando chorou ao falar sobre o assunto delicado para o público presente; principalmente porque quem a recepcionou foi Julie Bowen, que interpretou Claire Dunphy — a mãe da adolescente na série —, e a ajudou a sair do relacionamento abusivo que vivia na época.

"Eu não pensei que isso seria tão emocionante", começou Sarah, já segurando as lágrimas, antes de dizer a Julie: "Eu te amo".

"Outubro é o mês de conscientização sobre violência doméstica e, embora não seja o tópico mais fácil de se falar, é de suma importância que o façamos", disse a atriz. "Tenho sido aberta sobre minhas experiências como sobrevivente e quero apoiar outras pessoas da mesma forma que Julie e todos que estavam próximos fizeram por mim."

Ao longo de seu discurso, Sarah falou sobre a coragem que precisou ter para encarar o mundo sem que as outras pessoas soubessem pelo que ela estava passando. "É muito fácil se sentir iso-lado e incompreendido — não importa o quão forte você seja", continuou. Ela se emocionou e chorou ao compartilhar: "Houve um tempo em que o único ser em quem eu podia confiar meus verdadeiros sentimentos, com quem me sentia mais segura, era meu cachorro, Barkley."

A celebridade encerrou seu discurso agradecendo sua "mãe da TV", Julie Bowen, e sua "mãe biológica".

Antes de chamar Sarah ao palco, Julie falou sobre a triste história vivida pela sua "filha". "Ela parecia uma jovem mulher invisível e eu raramente me preocupava com ela além das questões de saúde", disse Julie. "Então, quando recebi a ligação dela um dia para perguntar se eu poderia ajudar a livrá-la de uma situação doméstica abusiva, fiquei chocada."

As questões de saúde citadas por Julie dizem respeito aos problemas vividos por Sarah na época. Ela lidava com displasia renal, uma doença em que os rins não se desenvolvem por completo na gestação; a jovem passou por 16 cirurgias e dois transplantes de rins.

Julie Bowen disse que não iria "entrar em detalhes" porque "abusadores adoram atenção" e con-cluiu: "Foi preciso muita coragem da parte de Sarah para pedir ajuda", admitiu. "Coragem porque sair da situação dela coloca Sarah em risco de mais abuso físico, psicológico e emocional. E cora-gem porque ser uma atriz bonita e bem-sucedida traz um holofote com isso. E um holofote pode destacar uma performance gloriosa e destemida, mas também é um holofote que pode abrir al-guém para o escrutínio e a crítica de qualquer um com um teclado."

Sarah Hyland raramente fala sobre sua situação de abuso doméstico vivido em 2014. Na época, ela obteve uma ordem de restrição contra Matt Prokop por alegações de que ele abusou dela verbal e fisicamente durante seu relacionamento de cinco anos. Em um dos episódios de abuso, ele teria tentado enforcá-la após uma briga sobre a roupa que ela estava usando. "Eu não podia respirar ou falar. Temi por minha vida", disse a atriz no processo, acrescentando que ficou com a "garganta machucada após o episódio", de acordo com o TMZ.

https://revistamonet.globo.com/celebridades/noticia/2024/10/estrela-de-modern-family-chora-e-se-declara-a-sua-mae-na-serie-por-resgata-la-de-violencia-domestica.ghtml