Fogos de artifício disparados em carreata causam incêndio em duas barracas em Forta-leza

Fogo foi apagado pelos funcionários das barracas e por alguns pescadores que estavam na região

Barracas foram atingidas por rojões disparados durante carreata Crédito: Isabelle Maciel 

26/10/2024 Autor Gabriela Almeida  

Fogo foi apagado pelos trabalhadores do local e por alguns pescadores que estavam na região; tumulto teria dificultado trabalho dos Bombeiros 

Duas barracas de praia localizadas na Barra do Ceará, em Fortaleza, registraram incêndio na tarde deste sábado, 26. Chamas foram iniciadas após estabelecimentos serem atingidos por fogos de artifícios disparados durante uma carreata a favor do candidato a prefeito de Fortaleza André Fernandes (PL).

Paulo Vinicius, filho do dono da barraca Pascoalina, conta que o rojão atingiu o teto do local, feito de palha. Populares perceberam o fogo e fizeram alerta aos trabalhadores do local. 

"A população começou a gritar que o fogo tinha caído em cima da nossa palha (...) Aí quando a gente foi olhar, o fogo estava se alastrando", diz, completando: "O que mais chamou a atenção nossa foi porque ninguém (que estava na carreata) ajudou. Foi só Deus mesmo", desabafa.

Fogo foi apagado pelos funcionários das barracas e por alguns pescadores que estavam na região. Quando os Bombeiros chegaram, as chamas já haviam sido controladas. 

Em relação ao prejuízo causado pela ocorrência, Paulo diz que ainda não tem como contabilizar os danos. Já na barraca vizinha, a Taw & Waa, que também foi atingida, prejuízos podem ter passado de R$ 100 mil.

Quem aponta a quantia é o proprietário do estabelecimento, Antônio Gomes. De acordo com ele, o fogo pegou no teto e atingiu a rede elétrica, danificando aparelhos elétricos como o freezer.

Além disso, ele diz que muitos clientes foram embora assustados durante a ocorrência, e não pagaram suas contas. Fogo foi controlado também com ajuda dos pescadores. Segundo Go-mes, alguns populares que estavam na carreata ficaram rindo da situação. 

Tumulto dificultou acesso dos Bombeiros

Em nota divulgada ao O POVO, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foram acionadas, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atender à ocorrência. 

"O fato se deu durante um evento político de um candidato à Prefeitura de Fortaleza. Devido à grande movimentação de pessoas e veículos na região, houve dificuldade de acesso das equipes do CBMCE ao local para debelar o incêndio, que teria iniciado nas palhas das barracas após disparos de rojões de fogos", disse.

Durante a ocorrência, uma pessoa levou uma queda da própria altura. De acordo com CBMCE, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. 

"A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias do incêndio nas barracas e orienta que as vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) em uma unidade plantonista da PCCE", destaca. Às 18h55min, a ocorrência ainda se encontrava em andamento, com equipes do bombeiro no local.  

https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2024/10/26/fogos-de-artificio-disparados-em-carreata-causam-incendio-em-duas-barracas-em-fortaleza.html