Com tumulto no fim, Atlético-MG e Botafogo empatam em prévia da final da Libertadores
Galo teve Rubens expulso no primeiro tempo e amplia jejum no ano; líder do Brasileirão vê vantagem para Palmeiras diminuir
• Empate tenso
Tudo igual no último encontro entre Atlético-MG e Botafogo antes da final da Conmebol Libertadores. Na noite desta quarta-feira, no Independência, os dois times ficaram no 0 a 0 em partida da 34ª rodada do Brasileirão. O jogo foi disputado sem a presença de torcedores, por causa da punição imposta ao time mineiro pelos incidentes registrados na final da Copa do Brasil. O Atlético teve o lateral Rubens expulso no primeiro tempo e atuou com um jogador a menos durante a maior parte da partida. O Botafogo teve as principais chances de gol durante o jogo, não converteu e teve o zagueiro Alexander Barboza expulso no fim da partida. Na saída de campo, houve um tumulto envolvendo os seguranças da equipe carioca, com o atacante Luiz Henrique também levando o vermelho por arremessar um objeto na confusão.
• "Ganhou p... nenhuma"
Atlético-MG Botafogo Brasileiro (Foto: Fernando Moreno/AGIF)
Saraiva e Barboza - Atlético-MG x Botafogo (Foto: Fernando Moreno/AGIF)
Libertadores troféu (Foto: Reprodução)
O fim da partida foi marcado pela expulsão do zagueiro Alexander Barboza e as declarações do atacante Hulk sobre o botafoguense Luiz Henrique: "Acha que é craque, não ganhou p... nenhuma".
Hulk critica Luiz Henrique: "Ele acha que é craque. Ganhou p... nenhuma"
• Arremessou e levou
Com o jogo encerrado, houve um tumulto envolvendo seguranças na saída dos jogadores para os vestiários. O atacante Luiz Henrique foi flagrado arremessando uma garrafa no meio da confusão. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira assistiu às imagens no monitor do VAR, se dirigiu ao vestiário botafoguense e expulsou o camisa 7 da equipe carioca.
• A Voz da Torcida (do Galo)
"Galo tira lições para a Libertadores", afirma Carol
• A Voz da Torcida (do Botafogo)
Pedro Dep analisa empate e atuação do Botafogo no jogo: "Rodada ruim"
• Como fica
Com o resultado, o Botafogo segue na primeira posição na tabela, com 69 pontos, dois a mais que o vice-líder Palmeiras, que tem 67. O Atlético aparece em 11º lugar, com 43 pontos, quatro atrás do G-7 do campeonato. O Galo chega a oito jogos sem vencer no ano com o empate em casa.
• Primeiro tempo
Com oito minutos de jogo, Zaracho bateu da entrada da área, mas mandou por cima do gol de John. Depois disso só deu Botafogo. O time de Artur Jorge respondeu com Almada, que encheu o pé para a defesa de Everson. Em cobrança de falta, aos 24, Almada mandou a bola rente à trave do goleiro do Galo. Tiquinho Soares finalizou de cabeça, mas colocou por cima da meta atleticana. No fim da primeira etapa, Rubens fez duas faltas seguidas em Luiz Henrique, levou dois cartões amarelos e acabou expulso. Aos 45, Vitinho tentou pelo alto e mandou por cima do travessão de Everson.
• Segundo tempo
O Botafogo seguiu pressionando na volta do intervalo, com o Atlético recuado na defesa. Aos 15 minutos, Tiquinho Soares pediu pênalti ao cair na área do Galo, mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira nada marcou. Na sequência, Everson fez grande defesa na cabeçada de Vitinho. O goleiro atleticano voltou a defender em tentativa de Marlon Freitas. Na sequência, Jeffinho bateu com perigo, e a bola passou perto do travessão. Aos 28, o Atlético assustou em finalização de Lyanco rente ao canto direito de John. O Botafogo teve duas chances, com Almada e Júnior Santos, mas sem sucesso. Aos 40, depois de cruzamento da esquerda, Bastos quase marcou na pequena área. Pouco depois, Hulk chutou de antes da linha de meio campo e quase surpreendeu o goleiro botafoguense. No fim da partida, o zagueiro Alexander Barboza levou dois cartões amarelos seguidos e foi expulso.
• Agenda
O Botafogo recebe o Vitória, no sábado, às 19h30 (de Brasília), no Nilton Santos. No mesmo dia, o Atlético-MG enfrenta o São Paulo, às 21h30, no Morumbis, na capital paulista. Os dois jogos são válidos pela 35ª rodada do Brasileirão.
• Glória Eterna no próximo encontro
No sábado, dia 30, Atlético e Botafogo decidem o título da edição 2024 da Conmebol Libertadores. A final será disputada em jogo único no Monumental de Núñez, estádio do River Plate, em Buenos Aires, na Argentina. A arbitragem da partida foi anunciada nesta quarta-feira pela Conmebol
https://ge.globo.com/mg/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/20-11-2024/atletico-mg-botafogo.ghtml
Comentários