Jovens são levados a rua deserta e espancados por seguranças durante festa de Carnaval no Ceará

Vítimas foram agredidas com golpes de cassetete, socos e chutes na cidade de Tianguá, no interior do estado.

Vítimas de seguranças durante festa de Carnaval em Tianguá ficaram com marcas das agressões. — Foto: Arquivo pessoal

Por Lena Sena, g1 CE

Jovens são espancados por seguranças durante festa de Carnaval em Tianguá

Dois jovens foram levados a uma rua deserta e espancados por um grupo de seguranças durante a festa de Carnaval na cidade de Tianguá, no interior do Ceará. O caso aconteceu por volta das 4h de domingo (11) e foi flagrado por câmeras de segurança. (veja o vídeo acima)

As imagens mostram o momento que um adolescente de 17 anos e o amigo dele estão sendo levados por sete seguranças. É possível ver que o adolescente está sendo conduzido à força pelo pescoço, com um golpe conhecido como "mata-leão", enquanto o outro é segurado pela camisa.

Ao chegar a uma rua deserta, os dois homens foram colocados próximo em um local sem iluminação, onde foram agredidos com golpes de cassetete, socos e chutes.

A violência durou cerca de 4 minutos. Em seguida, os seguranças liberaram os jovens e retornaram para o evento, que ocorria em via pública.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública a denúncia de lesão corporal. "Na ocasião, duas pessoas foram agredidas por indivíduos em uma via pública, no Bairro Regis Diniz", afirma a pasta.

O g1 questionou a Prefeitura de Tianguá sobre as denúncias, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Abordagem durante a festa

Segundo o jornalista Loík Araújo, irmão do adolescente agredido, o jovem se divertia na festa de Carnaval da cidade na companhia do pai, da esposa e dos amigos, quando os seguranças os abordaram sem nenhum motivo aparente.

"Meu irmão estava de mão dadas com a minha cunhada e eles [seguranças] tentaram passar no meio do casal. Meu irmão não ouviu eles falando nada e só viu quando recebeu uma pancada de cacetete nas costelas", relatou Loík Araújo.

Ainda conforme o jornalista, logo em seguida os seguranças renderam o adolescente, um dos amigos e o pai do jovem. Este último acabou desmaiando, e os seguranças o deixaram no local da festa, mas levaram os outros dois até uma rua erma.

"Meu irmão falou que os seguranças ficaram dizendo que iriam levar eles para um 'cantinho' e nesse cantinho 'iriam conversar com eles bem direitinho'. Foi aonde aconteceram as agressões", disse o jornalista.

A mesma versão foi dita pelo outro jovem espancado, que não quer ser identificado por medo de represália dos agressores.

"Só pegaram a gente de surpresa e levaram para o escuro. Bateram com cacetete, chutes, murros. Fiquei admirado de isso ter acontecido comigo. Se eu tivesse consciência que fiz alguma coisa poderia me conformar, mas ninguém ali fez nada", falou o jovem espancado.

As duas vítimas foram socorridas para o hospital. A família do adolescente registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Tianguá. Já a outra vítima ainda não comunicou o fato a polícia.

"O que a família mais quer é que eles respondam pelo que fizeram, já que os danos são irreparáveis no meu irmão e no amigo dele. [...] Ainda restam muitas dúvidas e até agora nenhum dos agressores se justificaram. Que mal tão grande eles fizeram para toda essa tortura? Se estavam errados, por que não conduziram a delegacia, já que era bem atrás do palco?", disse o irmão do adolescente.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/02/14/video-jovens-sao-levados-a-rua-deserta-e-espancados-por-segurancas-durante-festa-de-carnaval-no-ceara.ghtml