Corredora Luisa Giampaoli morre aos 29 anos no RS

Um exame deu positivo para leptospirose.

Por Pedro Trindade, Bruno Marsili, g1 RS e RBS TV

Luísa Giampaoli, no Campeonato Ibero-Americano de Cuiabá, em maio — Foto: Wagner Car-mo/CBAt

Atleta estava internada havia cerca de uma semana em Pelotas. Hospital não divulgou a causa da morte. Luisa integrou a seleção brasileira de atletismo no Campeonato Ibero-Americano, disputado em maio deste ano.

Morreu, no início da tarde desta sexta-feira (26), a corredora Luisa Giampaoli, de 29 anos. Ela estava internada havia cerca de uma semana no Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas, no Sul do estado. A informação foi confirmada pela instituição de saúde.

O hospital não divulgou a causa da morte. De acordo com o marido dela, Eduardo Schmit, Luísa apresentou sintomas como dor de cabeça e problemas de memória, que surgiram no final de junho, quando ela foi internada no Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Um exame deu positivo para leptospirose. E seis dias após a hospitalização, ela foi diagnosticada com pneumonia.

No dia 14 de julho, Luísa chegou a ter alta do HPS para seguir o tratamento em casa, mas piorou. A última suspeita, segundo o marido, era de edema cerebral.

Luisa Giampaoli integrou a seleção brasileira de atletismo no Campeonato Ibero-Americano, reali-zado em maio em Cuiabá (MT). Na última edição da Corrida Internacional de São Silvestre, terminou em 17º lugar na elite (top 10 entre as brasileiras).

Ela também foi campeã e recordista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis em 2023.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/07/26/morre-a-atleta-luisa-giampaoli-aos-29-anos.ghtml