Missa em Ação de Graças marca 100 anos de vida de dona Maria de Nazo

Aniversariante centenária quer passear de teleférico no Caldas

No Sítio Saco I comunidade do Distrito do Caldas em Barbalha-Ce, uma festa muito familiar para a história dos 100 anos de vida de dona Maria Gonçalves (popular Maria de Nazo). 

A menos de um mês da data natalícia 25 de agosto, dona Maria de Nazo estava com saúde debilitada, uma neta chegou para a vó, e disse vó seu aniversário de 100 anos está chegando, a gente ainda não programou nada, eu queria combinar com vó, para a gente fazer uma recuperação na casa de farinha para o aniversário ser lá, a neta Lucileide disse que foi o remédio que precisa, três dias depois a vó já estava bem, conversando e animada para o aniversário.

Missa

Missa em Ação de Graças foi celebrada pelo padre Carlos Aguiar da Paróquia de Santo Antônio, com participação de filhos, filhas, netos, bisnetos e trinetos, numerosa família, amigos e amigas da região do pé de serra participaram da celebração, vale ressaltar o comportamento e a educação do pessoal da zona rural seguindo rigorosamente os decretos e os protocolos de segurança contra a Covid-19. A aniversariante foi grande agricultora para dar o alimento dos 13 filhos, para valorizar a vida de dona Maria no campo, a família ofereceu legumes que vem da roça para as oferendas. Aqui também vale ressaltar a bonita celebração teve a coordenação de Sandoval Barreto. 

Padre Carlos Aguiar presidiu a celebração destacando dentro da homilia a vida longo como um presente de Deus

Como foi a festa: 

Grande, bonita e emocionantes com direito a tapete vermelho para entrada da aniversariante nos braços dos filhos, chuva de pétalas pela família, canções de Roberto Carlos, celebração de missa em ação de graças, homenagens, reflexões, poemas, cantos de padre Cícero e Nossa Senhoras das Dores, entrega de rosa, parabéns, corte do bolo na casa de farinha e centenas de fotos e selfies, tudo isso no terreiro de casa, debaixo de um pé de tamarino e na casa de farinha que foi recuperada para fazer parte do cenário da história dos 100 anos de vida da dona Maria Gonçalves popularmente dona Maria de Nazo, centenária que tem na história de vida exemplo de dignidade, simplicidade, honestidade, honradez e muito amor para a família.

Casa de Farinha

Maria de Nazo não tem escolaridade e logo cedo abraçou a agricultura como fonte geradora da alimentação dos filhos e filhas, dedicada no trabalho do campo, ela, Maria de Nazo, queria também uma fonte de renda segura, que não a distanciasse do seu querido pé de serra, então, lançou mãos na construção de uma casa de farinha e, da roça vinha o principal a mandioca que se transformava em farinha e outros produtos que geravam a renda extra para a compra de roupas, calçados e outros mais necessários para a família. E foi na casa de farinha que a grande família comemorou os 100 anos da matriarca dona Maria de Nazo, cantando parabéns, cortando o bolo e lugar especial para registro fotográfico e centenas de selfies com a família e convidados. 

Na casa de farinha família e convidados prestam homenagens a aniversariante centenária 

Como grande amigo da família, Sandoval Barreto, esteve presente prestando irrestrito apoio a celebração religiosa e a festa de dona Maria de Nazo 

Devota de Padim Cico e Nossa Senhora 

Dona Maria de Nazo é de família religiosa, o alimento diário da fé ela carrega no pescoço o rosário, consentra-se no terço, nas orações e lovoures a Deus, essa centenária de muita fé tem como padroeiros padre Cícero Romão Batista e também Nossa Senhora das Dores. Os ofícios da religião foram pregados para todos os filhos e filhas.

Família

Maria de Nazo, mulher de ventre fértil gerando uma linda família de 13 filhos, dessa prole a história familiar já foi ampliada para 44 netos e 63 bisnetos. 

Centenária quer aventura de teleférico

Há poucos dias passados, uma conversa de bons amigos das antigas, o agricultor barbalhense Zé Ventura conversando com dona Maria de Nazo, ela acabou revelando que quer fazer um passeio de teleférico quando for inaugurado o do Caldas, e ainda disse mais, vou fazer isso que meus filhos não têm coragem e eu tenho, quero, passear de teleférico no Caldas. 

Silva Neto – Apoio: Zé Ventura e Sandoval Barreto

Fotos: DJ Ricardo Sousa