Joe Biden conversou com Donald Trump após atentado na Pensilvânia, diz Casa Branca

O presidente deve ter uma reunião com autoridades de segurança interna e policiais na manhã de domingo (14).

Presidente estava em Delaware e retornará para Washington D.C. ainda neste sábado (13). Biden irá se reunir com autoridades de segurança no domingo (14).

Por g1

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com Donald Trump após o republicano ser alvo de um atentado na Pensilvânia, neste sábado (13). As informações foram confirmadas pela Casa Branca.

Joe Biden se manifesta após atentado contra Donald Trump — Foto: SAMUEL CORUM / AFP

Em um comunicado, o governo norte-americano disse que Biden também conversou com o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e com o prefeito de Butler, Bob Dandoy.

A Casa Branca não deu mais detalhes sobre o conteúdo dos telefonemas.

Biden estava em uma igreja no estado de Delaware quando Trump foi alvo do atentado. O governo norte-americano afirmou que o democrata retornará para Washington D.C. ainda na noite deste sábado.

O presidente deve ter uma reunião com autoridades de segurança interna e policiais na manhã de domingo (14).

Mais cedo, Biden fez um pronunciamento condenando o atentado a Donald Trump e disse que era necessário unir os Estados Unidos. Em um comunicado, o presidente também disse que estava orando pelo republicano.

"Jill e eu estamos gratos ao Serviço Secreto por tê-lo colocado em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condená-la", disse Biden.

O atentado

Comício de Trump é interrompido após tiros, na Pensilvânia

Trump estava fazendo um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia, quando foi alvo do atentado. Um vídeo registrou o exato momento em que o ex-presidente reage ao ouvir tiros de arma de fogo. 

Durante os disparos, Trump levou a mão à orelha e se abaixou. Na sequência, agentes do Serviço Secretos dos Estados Unidos protegeram o republicano.

Ele foi retirado do local instantes depois. Antes, acenou para o público e apareceu com a orelha ensanguentada.

Trump foi levado para o hospital e recebeu alta cerca de três horas depois. Ele também fez uma publicação em uma rede social para comentar o ocorrido.

"Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo", escreveu Trump.

O suspeito de atirar contra o ex-presidente foi morto. Além disso, uma outra pessoa que estava no comício também morreu.

O caso está sendo investigado pelas autoridades norte-americanas.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/13/joe-biden-conversou-com-donald-trump-apos-atentado-na-pensilvania-diz-casa-branca.ghtml