Chuva de monção derruba muro e mata 11 no Paquistão; fenômeno causou estrago histórico em 2022
A estação de chuvas de monção, caracteristicamente fortes no sul da Ásia, está apenas no início
Chuvas violentas da estação que vai até setembro geram preocupação no país. Desabamento de muro matou 11 trabalhadores na capital Islamabad.
Por Redação, do Um Só planeta
Pessoas andam de carroça por uma rua inundada após fortes chuvas no Paquistão Getty Images
O desabamento de um muro por causa das fortes chuvas de monção matou pelo menos 11 trabalhadores da construção civil em Islamabad, capital do Paquistão. Os trabalhadores estavam dentro de uma tenda improvisada, montada sob o muro para se proteger da chuva, quando o muro caiu sobre eles, disseram as autoridades locais à Reuters.
A estação de chuvas de monção, caracteristicamente fortes no sul da Ásia, está apenas no início. Normalmente, esse período, que vai de junho a setembro, traz entre 70% e 80% da precipitação anual da região.
No ano passado, o fenômeno provocou inundações sem precedentes Paquistão, matando quase 1,7 mil pessoas. Na época, o país chegou a ficar com um terço de seu território inundado.
Na última semana, pelo menos 50 pessoas, incluindo 8 crianças, já haviam morrido no Paquistão devido a alagamentos e deslizamentos provenientes da chuva, informou o The Guardian. A maior parte dos óbitos aconteceu na província de Punjab, no leste do país.
Também na semana passada, autoridades de Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão, disseram que chuvas recordes deixaram quase 35% da população (3,8 milhões de pessoas) sem eletricidade e água.
https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2023/07/19/chuva-de-moncao-derruba-muro-e-mata-11-no-paquistao-fenomeno-causou-estrago-historico-em-2022.ghtml
Comentários