Papa diz que mentalidade 'cega e destruidora' prevalece na Amazônia
Papa Francisco disse, que a situação da Amazônia e dos povos da região "é grave e não mais sustentável".
Papa diz que mentalidade 'cega e destruidora' prevalece na Amazônia
Em mensagem enviada a participantes de um congresso na Itália, ele afirma que situação da região amazônica 'não é mais sustentável' e causa impactos em todo o planeta.
Por Filipe Domingues, G1
[caption id="attachment_154859" align="alignleft" width="300"]
Papa Francisco cumprimenta indígena em Puerto Maldonado, na Amazônia peruana — Foto: Alessandra Tarantino/AP Photo[/caption]
O Papa Francisco afirmou neste sábado (6) que a situação da Amazônia exemplifica problemas ambientais e sociais que estão acontecendo em diferentes partes do mundo: "uma mentalidade cega e destruidora que privilegia o lucro sobre a justiça". Segundo ele, "isso coloca em evidência o comportamento predatório com o qual o homem se relaciona com a natureza".
Francisco disse, ainda, que a situação da Amazônia e dos povos da região "é grave e não mais sustentável".
Entenda por que o Vaticano prepara um encontro sobre a Amazônia e o que será discutido
A declaração está em uma mensagem enviada a participantes do 2º Fórum das Comunidades Laudato si' (nome da encíclica de Franciscoque trata de temas ambientais). O evento teve como tema "Planeta Amazônia" e foi realizado na cidade de Amatrice, na Itália.
O Papa mencionou que, em outubro deste ano, será realizado um encontro no Vaticano para falar dos problemas da Amazônia - o Sínodo dos Bispos - e disse aos participantes que "justiça social e ecologia estão profundamente interconectadas".
André Trigueiro: aniversário da Encíclica mais verde da história
"O que está acontecendo na Amazônia terá repercussões em nível planetário, mas já desiludiu milhares de homens e mulheres que perderam seus territórios, tornaram-se estrangeiros na própria terra, empobrecidos da própria cultura e das próprias tradições", diz ele.




Comentários