Palmeiras vence, breca ascensão do Cruzeiro e segue na cola do Botafogo

Na próxima rodada, Cruzeiro recebe o Juventude, no Mineirão, e o Palmeiras visita o Fluminense, no Maracanã.

Flaco López e Gabriel Menino marcaram na vitória do Verdão; Raposa reclamou de gol de Lucas Silva anulado pelo VAR (Foto: Marcos Ribolli)

•  Forte em casa!

O Palmeiras continua forte na cola do líder Botafogo, e o Cruzeiro viu sua ascensão ser brecada. Na noite deste sábado, no Allianz Parque, o Verdão venceu a Raposa por 2 a 0, com gols de Flaco López e Gabriel Menino, em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão. O resultado mantém os donos da casa invictos em seu estádio na temporada (14 vitórias e dois empates), além de completamente vivo na briga pelo tricampeonato da competição. Do outro lado, a derrota representa o fim de uma sequência positiva do time de Belo Horizonte, que reclamou muito do gol anulado após revisão do VAR. O Cruzeiro chegou a essa rodada com três vitórias seguidas na bagagem. 

•  Como fica?

Com essa vitória, o Palmeiras foi a 36 pontos e continua na segunda colocação, a três do líder Botafogo. O Cruzeiro, com um jogo a menos em relação à maioria dos adversários, parou nos 29 pontos, na sexta posição. 

•  Público e renda

40.465 / R$3.313.743,91

•  Primeiro tempo

Palmeiras e Cruzeiro fizeram uma etapa inicial bem movimentada no Allianz Parque. Logo aos dois minutos, após boa jogada de Vanderlan pela esquerda, Flaco López perdeu gol incrível na peque-na área. A resposta do Cruzeiro ocorreu com Zé Ivaldo, aos 11. O zagueiro aproveitou cobrança de escanteio de Barreal e obrigou Weverton a fazer grande defesa. Com um pouco mais de ímpeto, o Verdão chegou novamente com Veiga, aos 16, mas o jogo esquentou mesmo a partir do gol de Flaco López, de fora da área, aos 35. O argentino recebeu de Zé Rafael e chutou rasteiro, sem chance para Cássio. O lance despertou o Cruzeiro, que chegou ao empate aos 44, com Lucas Silva, mas, após revisão do VAR, o gol foi anulado por falta do próprio Lucas Silva em Zé Rafael no início da jogada. Os jogadores da Raposa protestaram.

•  Segundo tempo

A etapa final começou igualmente eletrizante, com as duas equipes em busca do ataque. No primeiro lance, aliás, Felipe Anderson foi travado por Zé Ivaldo na grande área, perdendo boa chance. Em sequência, tanto Palmeiras quanto Cruzeiro tiveram ótimas oportunidades de marcar. Flaco López bateu na rede pelo lado de fora, aos seis, e Kaiki Bruno, aos sete, bateu colocando, assus-tando o Verdão. Na correria em busca do empate, o Cruzeiro acelerou o jogo e quase marcou aos 14, com Arthur Gomes. Mas o chute parou em Weverton. Os dois times mantiveram até os acrés-cimos o ritmo ofensivo. O Palmeiras em busca do segundo gol, e o Cruzeiro atrás do empate. Mas novamente os anfitriões levaram a melhor, e aos 46, após vacilo da zaga da Raposa, Gabriel Menino fez os segundo e deu números finais.

•  Próximos jogos

Na próxima rodada, os dois times jogam na quarta-feira. Às 19h, o Cruzeiro recebe o Juventude, no Mineirão, em Belo Horizonte. E às 21h30, o Palmeiras visita o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

https://ge.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/20-07-2024/palmeiras-cruzeiro.ghtml