Fernando de Noronha recebeu mais de 123 mil turistas em 2023; São Paulo foi o principal emissor de visitantes

É compromisso do governo do estado e do governo federal conseguir preservar, o máximo possível, Fernando de Noronha

Total de visintantes de Noronha em 2023 foi divulgado — Foto: Daneil Torres/TV Globo

Total de visitantes é menor que o total de turistas de 2022 e também é inferior ao limite indicado pelo acordo de gestão compartilhada, assinado entre os governos do estado e federal.

Por Ana Clara Marinho, g1 PE

A Administração de Fernando de Noronha divulgou, na sexta-feira (2), o total de visitantes no ano de 2023. A ilha recebeu no ano passado 123.437 pessoas. O número é menor que a visitação em 2022, quando o local recebeu 149.839 turistas.

A visitação também é inferior ao limite estipulado pelo acordo de gestão compartilhada, firmado entre os governos de Pernambuco e federal, que indicou que o total de turistas não poderia ultrapassar 132 mil pessoas.

A administradora da ilha, Thallyta Figueirôa, disse que a meta era reduzir a visitação para seguir o acordo.

Expectativa de movimento turístico no Carnaval divide opiniões em Fernando de Noronha

“É compromisso do governo do estado e do governo federal conseguir preservar, o máximo possível, Fernando de Noronha e fazer que o destino seja o sonho de tanta gente”, afirmou Thallyta Figueirôa.

A Administração da Ilha não detalhou os números, mas informou que os estados que enviavam a maior quantidade de turistas foram:

São Paulo ;

Pernambuco ;

Rio de Janeiro ;

Minas Gerais ;

Ceará.

Entre os turistas estrangeiros, o ranking dos países de origem dos visitantes foi o seguinte:

Itália ;

Estados Unidos;

França;

Argentina ;

Alemanha.

Parque

O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) informou que o número total de visitantes no Parque Nacional Marinho (Parnamar) de Fernando de Noronha no ano passado foi de 120.382.

Segundo a assessoria de comunicação da Administração da Ilha, a diferença de pouco mais de 3 mil pessoas entre os dados do governo do estado e o número do ICMBio ocorreu porque alguns trabalhadores pagaram Taxa de Preservação Ambiental e foram classificados, inicialmente, como turistas, mas são profissionais a serviço.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2024/02/03/fernando-de-noronha-recebeu-mais-de-123-mil-turistas-em-2023-sao-paulo-foi-o-principal-emissor-de-visitantes.ghtml