Sete escolas abrem o desfile do Grupo Especial do carnaval 2020 de São Paulo

Veja a programação completa dos desfiles; primeira agremiação entra no Sambódromo do Anhembi às 23h15, e a última às 5h45.

Por G1 SP — São Paulo

Sete escolas abrem os desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo

Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do carnaval 2020 de São Paulo nesta sexta-feira (21). A primeira noite do carnaval paulista tem transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo G1. Os portões serão abertos às 17h30 e os desfiles do carnaval começam às 23h15.

Sambódromo do Anhembi: são esperadas mais de 150 mil pessoas nos cinco dias de desfiles

Entre os enredos há letras sobre negritude, como os da Barroca Zona Sul e da Tom Maior, e também desfiles que homenageiam locais, como Atibaia, tema do desfile da Acadêmicos do Tatuapé, e o Líbano, destaque do desfile da Império de Casa Verde. Veja a ordem dos desfiles:

23h15 – Barroca Zona Sul

Escola de samba Barroca Zona Sul vai homenagear Tereza de Benguela

Neste ano, a Barroca Zona Sul volta ao grupo especial após 15 anos e abre os desfiles de sexta com um samba-enredo que reconta a história da quilombola Tereza de Benguela, primeira mulher a liderar o quilombo do Quariterêre, resistindo à escravidão imposta aos negros do Mato Grosso, no século XVIII.

Renata Spallicci é a rainha de bateria da Barroca Zona Sul em 2020. A escola é primeira a desfilar na temporada 2020 do carnaval paulistano. — Foto: Emaieg/Divulgação

FIQUE DE OLHO: A musa fitness Renata Spallicci estreia no cargo de rainha à frente da bateria de Guerreiros de Benguela no ano em que a escola volta ao grupo especial e vai usar uma fantasia com mais de 50 mil cristais para representar riqueza usurpada de Angola.

00h20 – Tom Maior

Tom Maior vai falar sobre a cor do povo brasileiro

Com o enredo "É coisa de preto", a Tom Maior presta homenagem ao negro usando uma frase que é comumente usada de forma racista. A letra fala do legado de negritude, resistência e luta por igualdade.

Pâmella Gomes, rainha de bateria da escola de samba Tom Maior — Foto: Alex Pires/Divulgação

FIQUE DE OLHO: A grande aposta da escola para o desfile é o próprio samba-enredo, segundo a presidente Luciana Silva. Cada ala do desfile homenageará uma personalidade negra que tenha conquistado um papel de destaque na história do Brasil.

01h25 – Dragões da Real

Dragões da Real vai falar sobre a revolução do riso no Anhembi

A Dragões da Real, vice-campeã do carnaval 2019, traz neste ano o enredo "A Revolução do Riso: A arte de subverter o mundo pelo divino poder da alegria". A escola promete provocar um ataque de riso na plateia com o carro abre-alas durante o desfile.

Carla Prata estreia como musa da Dragões da Real — Foto: Fábio Tito/G1

FIQUE DE OLHO: O samba da escola emocionou a musa Carla Prata porque fala sobre o "riso como cura para cada dia". Prata é portadora de uma doença autoimune e chegou a ter paralisia da pálpebra, problemas com a deglutição e a fala antes de ser diagnosticada.

02h30 – Mancha Verde

Roda de Samba mostra o ensaio da Mancha Verde, campeã do carnaval do ano passado

Homenagem a Jesus é o mote do desfile da Mancha Verde, escola que foi campeã do carnaval de São Paulo pela primeira vez em 2019. Com o samba "Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem!", de forte apelo popular, a escola defende o título.

Viviane Araújo brilha no Desfile das Campeãs pela Mancha Verde — Foto: Celso Tavares/G1

FIQUE DE OLHO: A fantasia da musa Viviane Araújo deve causar polêmica, já que o tema do desfile é religioso. No último ensaio técnico, ela se fantasiou de Divino Espírito Santo. A rainha completa 16 anos à frente da bateria da Mancha Verde neste ano.

03h35 – Acadêmicos do Tatuapé

Cidade de Atibaia vira enredo da Acadêmicos do Tatuapé

O samba da escola Acadêmicos do Tatuapé é sobre a cidade de Atibaia. O enredo "O ponteio da viola encanta... Sou fruto da terra, raiz desse chão... Canto Atibaia do meu coração" deve elencar características marcantes da cidade, como a produção de frutas e as festividades locais.

Ana Paula Minerato estreia como musa da bateria da Acadêmicos do Tatuapé — Foto: Fábio Tito/G1

FIQUE DE OLHO: A modelo 'fitness curves' Lu Duarte estreia na Acadêmicos do Tatuapé este ano e promete mostrar que há espaço na avenida para fugir dos padrões de beleza vigentes.

04h40 – Império de Casa Verde

Império de Casa Verde conta a história e a cultura do povo do Líbano

Uma das principais escolas da Zona Norte, a Império de Casa Verde traz para a avenida uma homenagem ao Líbano com o enredo "Marhaba Lubnãn".

A Rainha da Bateria da Império da Casa Verde, Valeska Reis, em ensaio inspirado no trigre, símbolo máximo da agremiação tricampeã do carnaval de São Paulo. — Foto: Divulgação/Jefferson Gomes

FIQUE DE OLHO: O cantor Belo confirmou sua participação na Império ao lado dos intérpretes Carlão, o Carlos Júnior e Karina de Xangô.

05h45 – X-9 Paulistana

Enredo da X-9 Paulistana vai mostrar a batucada de todas as regiões e religiões do país

A escola X-9 Paulistana promete uma viagem cultural pelo Brasil, contando um pouco da batucada de todas as regiões e religiões do país. O enredo "Os batuques do Brasil' fecha o primeiro dia de desfiles à luz do dia e promete brilhar com materiais tecnológicos.

Juju Salimeni dá a volta por cima e promete desfile como rainha da X-9 Paulistana no auge da preparação física — Foto: Samuel Melim/Divulgação

FIQUE DE OLHO: Como o desfile da escola será de manhã, o desafio dos carnavalescos é manter o brilho e o glamour dos adereços à luz do dia. Os foliões podem esperar muita cor e efeitos tecnológicos para prender a atenção do público.

 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/21/sete-escolas-abrem-o-desfile-do-grupo-especial-do-carnaval-2020-de-sao-paulo.ghtml