Ações chinesas fecham 2014 com o melhor desempenho em cinco anos
No entanto, outros mercados na Ásia terminaram ano com tom de cautela.
As ações chinesas celebraram seu melhor ano em cinco nesta quarta-feira (31), ao passo que outros mercados na Ásia terminaram 2014 com um tom de cautela conforme preocupações com o futuro da Grécia na zona do euro serviram como desculpa para a realização de lucros.
Na China, o índice CSI300 das maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen subiu 2,2%, encerrando o ano com ganhos de quase 50%, no maior avanço entre os principais mercados do mundo.
Quase toda a alta se deu no último par de meses, à medida que esperanças de estímulos monetários mais agressivos para fazer frente à desaceleração econômica impulsionaram bancos e corretoras.
As maiores fabricantes de trens da China, a China CNR e a CSR Corp registraram fortes ganhos após confirmarem uma fusão de US$ 26 bilhões.
As negociações em outros países foram afetadas por feriados no Japão, Tailândia, Coreia do Sul e Filipinas, enquanto muitos mercados na Europa ficarão fechados ou encerrarão a sessão mais cedo nesta quarta-feira.
Às 9h35 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,43%.
Entre as notícias na Ásia, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final do HSBC/Markit mostrou encolhimento da atividade industrial na China em dezembro pela primeira vez em sete meses, com pouca mudança em relação à leitura preliminar e apenas reforçando as expectativas de que Pequim precisará implementar mais medidas de estímulo à economia nos próximos meses.
Em TÓQUIO, o índice Nikkei não abriu nesta quarta-feira.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,44%, a 23.605 pontos.
Em XANGAI, o índice SSE teve ganho de 2,15%, a 3.233 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI não abriu nesta quarta-feira.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,42%, a 9.307 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES caiu 0,03%, a 3.365 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,1%, a 5.411 pontos.
Da Reuters




Comentários