Cresce atendimento no Hospital IJF no feriado

SAÚDE

O número de atendimentos realizados no Instituto Doutor José Frota (IJF) nos dias 31 dezembro e 1º de janeiro teve um aumento de 39 casos em relação a igual período no ano passado. O IJF realizou 563 atendimentos neste ano e 254 no ano passado. Já o atendimento com maior queda foi o de acidentes com automóveis, que teve uma redução de 47,3% em relação ao ano passado. O período de Réveillon teve 57 atendimentos a mais em relação ao feriado do Natal (dias 24 e 25 de dezembro).

O hospital registrou 114 atendimentos relacionados a vítimas de colisões e quedas de motocicletas, 11 acidentes com ciclistas, 39 acidentes relacionados a automóvel e 23 atropelamentos. Ainda foram registrados nove casos de vítimas de animais e plantas venenosas, 31 atendimentos de agressão física, 12 perfurações por arma branca, 26 casos de perfuração por arma de fogo, 62 quedas e 39 queimaduras.

Nos dias 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014, foram registradas 99 vítimas de acidentes de moto, 11 acidentes envolvendo ciclistas e 74 vítimas de acidentes com automóvel.

O diretor médico do IJF, Helder Pinto, informou, também, a queda no número de pacientes vítimas de queimaduras. Segundo explica, no período de Réveillon, o hospital recebe muitos casos em virtude do uso de fogos de artifícios, mas neste plantão de fim de ano, o número, que anteriormente era de 53 atendimentos, caiu para 39.

Greve

A Justiça pode cobrar uma multa diária no valor de R$ 100 mil por dia contra o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município (Sindfort) e da Associação dos Servidores do Instituto Dr. José Frota (ASSIJF), caso mantenham a paralisação prevista para esta terça-feira (6), reivindicando reajuste.

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, ontem, que o Tribunal de Justiça do Ceará confirmou que a decisão da desembargadora Maria Gladys Lima Vieira, da 7ª Vara Cível, determinando ao Sindifort e à ASSIJF que se abstenham de promover qualquer movimento de paralisação parcial ou total das atividades do IJF. Os manifestos também não podem ocorrer a menos de 500 metros da sede da unidade hospitalar.