Barbalha-CE UNAB e Associações realizam primeira reunião do ano 2015
Sábado passado, dia 10, pela manhã, nas dependências superiores da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, a Rua da Matriz, a União das Associações de Barbalha (UNAB), realizou sua primeira reunião ordinária do exercício 2015, sob a presidência do senhor, Francisco Antônio Bernardo (Novo), com um bom número de presidentes, diretores e representantes de associações comunitárias.
A plenária começou com oração Pai Nosso, em agradecimento pelo reencontro associativo, também houve pedido que todos os movimentos populares alcancem o pleno desejo das melhorias sociais, e o ano que se inicia seja muito promissor para a entidade a UNAB, para as associações e para as comunidades barbalhenses.
No inicio dos trabalhos o presidente da matriarca das associações, popular Novo, expressou sua alegria de começar o ano reencontrando muitos representantes das associações na primeira reunião ao ano 2015, desejando que todas as plenárias do atual exercício sejam coroadas de sucesso e, que as reivindicações dos associados obtenham resultados positivos.
Posteriormente, os presidentes e representantes indicados pelas associações fizeram uso da palavra, expondo assuntos de interesse coletivo, a direção da Associação da Betânia reclamou da morosidade na conclusão do projeto de cisternas naquela localidade, os problemas já transcorrem por quase dois anos, de outra representação foi sugerida a realização de uma reunião mensal regionalizada entre a UNAB e associações da região previamente escolhida.
Francisco Demontier dos Santos Vieira (Panticola), da ONG Engenho Velho, prestou esclarecimentos para as associações de como elaborar projetos para adquirir recursos e implantar melhorias em suas comunidades, recursos tem muitos nos governos estadual e federal, o que falta é empenho das associações na elaboração de projetos, já outras associações elaboram projetos fora dos devidos padrões exigidos pelos órgãos públicos, isso causa reprovação dos projetos e as associações acabam perdendo muitos recursos que com certeza trariam muitos benefícios para as comunidades.
O Advogado, Dr. Carlos Mariano, do Escritório de Advocacia Juarez Saraiva, se fez presente a reunião e disse que várias associações têm processos pendentes, alguns até de fácil solução, mas, que as entidades não procuram se atualizar sobre as pendências que tem e, com isso o processo demora mais tempo a ter a devida solução. O Dr. Carlos, ficou de apresentar a UNAB, uma relação dos processos pendentes pelas associações, e por sua vez a direção da UNAB vai comunicar a associação pedindo o comparecimento do seu presidente ou indicado para comparecer ao escritório de advocacia, com o objetivo de agilizar a solução da pendência.
A União das Associações de Barbalha – UNAB tem no seu trabalho diário vários parceiros, sendo a maior parceria firmada com a Prefeitura Municipal, o presidente da entidade, Novo, sempre faz esse registro em forma de agradecimento a Gestão Pública, Zé Leite e Betilde.
Silva Neto




Comentários