Barbalha-CE IOB começa 2015 realizando transplante de córnea
Ano Novo, Vida Nova, olhar para o horizonte e deslumbras das cores mais bonitas que o tempo oferece, abraçar membros da família e amigos, andar sem medo e ter o mundo ao alcance da visão sem embaçamento, é tudo que queriam e esperavam três pessoas que receberam transplantes de córneas em Barbalha.
Na tarde desta quarta-feira 07 de janeiro, o Instituto de Olhos de Barbalha (IOB), iniciou o ano 2015 realizando três transplantes de córneas, os transplantados são das cidades de Exú-PE, de Caririaçu e Juazeiro do Norte-CE, os procedimentos profissionais cirúrgicos foram realizados pela equipe oftalmológica Dra. Ana Cláudia de Luna Saraiva e o Dr. Benjamim Madeiro.
Sobre os transplantes a reportagem do diariodocariri.com ouviu a Dra. Ana Cláudia de Luna Saraiva.
PROCEDIMENTO
Para a nossa reportagem, a Dra. Ana Cláudia de Luna Saraiva, disse que o procedimento começa pela consulta oftalmológica, em sendo constatado a necessidade do transplante, o paciente é inscrito na fila de espera na Secretaria de Saúde do Estado, e passa a aguardar uma doação compatível, quando isso é feito o paciente é informado e chamado para a realização do transplante com dia, horário e local da cirurgia, e hoje, aqui no Instituto de Olhos de Barbalha, foram realizados três transplantes com ótimos resultados nos procedimentos cirúrgicos.
IDADE
A Oftalmologista, Dra. Ana Cláudia, diz que pra esse tipo de procedimento existem pacientes de faixa etária diferente, sendo um número hoje mais acentuado na terceira idade, mas, também se encontra pessoas novas precisando de transplante de córneas, isso depende muito do tipo de patologia.
FILA DE ESPERA
Dra. Ana Cláudia, afirma que hoje, a fila de espera ainda é um pouco grande, mas, em relação há tempos outrora já diminuiu bastante, até pelo maior número de doação, quanto mais doação, mais a fila de espera vai diminuindo.
CONSCIENTEIZAÇÃO
A conscientização por doação de órgãos já melhorou muito no país, antigamente o receio da doação era bem maior, hoje, já existe uma mudança de comportamento a respeito dessa conscientização, isso em razão das campanhas que são feitas pelo próprio governo, e os profissionais da área de saúde também tem contribuído muito com as informações sobre a importância da doação de órgãos, o que tem melhorado bastante. Disse a Dra. Ana Cláudia.
REAÇÃO DO PACIENTE
No caso do transplante de córnea, tem pacientes que chegam um pouco desesperançosos e questionam, será que eu vou ter chance de voltar a enxergar, então, quando a gente faz o diagnóstico indicando a cirurgia e renovando a esperança do paciente, a reação é muito positiva e a espera até o dia do transplante é aguardada com muita expectativa e, após o procedimento já no período de revisão, também é muito positivo o paciente falando sobre a recuperação da visão depois da intervenção cirúrgica. Concluiu a Dra. Ana Cláudia de Luna Saraiva, que também deixou votos de um Ano Novo cheio de realizações para todos os profissionais do Instituto de Olhos de Barbalha (IOB) e ao povo caririense.
Silva Neto




Comentários