Barbalha-CE Ciclo natalino fica encerrado com apresentações da Cultura Popular
Nesta terça-feira dia 6, quando a Igreja Católica celebra o Dia de Santos Reis, ficam encerradas as festividades alusivas ao ciclo natalino que transcorre de 25 de dezembro a 06 de janeiro, final de um ano e início de outro, nesse dia 6, também se faz a queima de palhas do cenário da lapinha e se desmonta os presépios que nessa ocasião conduza a família católica ao encontro do Menino Jesus na sua manjedoura.
Em Barbalha, esse tempo maravilhoso do ciclo natalino ficou encerrado com as manifestações de Grupos da Cultura Popular fazendo apresentações no centro da cidade e nos bairros, no período da manhã, as manifestações culturais com Bandas Cabaçais, Reisados, e Grupo Folia de Reis Mestre Joaquim Mulato aconteceram nas Praças Filgueira Sampaio e Engenheiro Doria. Já no período da noite, as apresentações foram realizadas no Conjunto Nossa Senhora de Fátima e Bairro Cirolandia, mas, antes disse, no período da tarde os Grupos de Cultura Popular de Barbalha foram se apresentar em Juazeiro do Norte a convite do SESC Regional.
Nos logradouros públicos como a Neroly Filgueira e Engenheiro Doria, muitos barbalhenses pararam para prestigiarem as apresentações dos Grupos de Cultura Popular, as bandas cabaçais com seus instrumentos rústicos encantam e faz os sons extraídos ecoarem muito distante, os grupos de reisado brilham com seus cantos e jogo de espada onde não tem vencedor e nem vencido, pois o fundamental é mostrar e manter essa cultura milenar viva, e o Grupo Folia de Reis Mestre Joaquim Mulato, é uma sem nenhuma dúvida a grande inovação entoando cantos tipicamente do período natalino.
Nessas apresentações e muitas outras em programações diversificadas como festas de padroeiros, os grupos da cultura popular de Barbalha, se apresentam com apoio da municipalidade barbalhense via Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha. Nesta terça-feira 6, o secretário de Cultura, Antônio de Luna, prestigiou as apresentações culturais realizadas em Barbalha.
Silva Neto




Comentários