Homem morre eletrocutado ao subir em poste para tentar fazer gambiarra
Segundo o IC, ele utilizou uma escada e uma corda para alcançar a fiação.
Um homem de 54 anos morreu eletrocutado, na madrugada desta quarta (24), após subir em um poste de iluminação pública em Olinda, Grande Recife, para tentar fazer uma gambiarra. O acidente ocorreu na Rua Mário Gonçalves de Medeiros, no Alto da Bondade. O Corpo de Bombeiros informou que recebeu o chamado para a ocorrência por volta das 3h30. Ao chegar ao local, a equipe constatou que a vítima já estava morta.
Segundo o Instituto de Criminalística (IC), o homem utilizou uma escada e uma corda para subir no poste. Ele estava mexendo na fiação quando recebeu a descarga elétrica. "Quando cheguei no local a vítima se encontrava deitada. O filho contou que às 3h da madrugada ele tentou fazer uma gambiarra no poste que fica defronte ao imóvel onde residia, sendo eletrocutado, ou seja, sofrendo uma descarga elétrica, e foi à óbito por eletropressão", afirmou o perito Severino Arruda.
Ele acrescentou que o homem amarrou uma corda no corpo para fazer um suporte de segurança. "Lamentavelmente ele sofreu essa descarga elétrica", disse o perito. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML do Recife.
Em nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lamentou o acidente que resultou em morte e ressaltou que apenas profissionais capacitados e, comprovadamente, a serviço da concessionária têm autorização para subir em postes e interferir na rede elétrica. "A Celpe combate de forma permanentea prática ilegal de ligação clandestina, mantém campanhas educativas regulares em todo o estado e realiza ações de conscientização em comunidades. A empresa lamenta a ocorrência e adverte que furto de energia é crime previsto no Código Penal, coloca a vida em risco, prejudica a qualidade do fornecimento e deve ser combatida por toda sociedade."
Campanha alerta para ligações provisórias
Campanha lançada pela Celpe alerta a população para a necessidade de solicitar a ligação provisória de energia elétrica em palcos, barracas e toldos neste fim de ano. O pedido deve ser feito com antecedência, pois a concessionária precisa fazer uma vistoria no local antes da execução do serviço.
Interessados devem se dirigir a qualquer agência da Celpe, no horário comercial, e apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e órgãos competentes. No caso de ligações em área de praia, é requisito básico a apresentação da portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados.
Ao declarar a carga a ser utilizada e o período, o cliente receberá uma fatura de consumo de acordo com a carga instalada e outra, referente ao serviço de vistoria, ligação e desligamento no valor R$ 15. É importante que a pessoa observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.
Será necessário que o cliente instale o padrão de entrada e apresente condições de segurança (como disjuntores, aterramento, condutores, tomadas, entre outros) para receber a ligação provisória de energia. A Celpe informa que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, automóveis e caminhões.
Do G1 PE




Comentários