Russas-CE: Começam preparativos para o Festival da Cana-de-açúcar
ROTA DO TURISMO
Russas. Agora é contagem regressiva para o maior festival da Cana-de-açúcar do Estado, é a 8ª edição Pindorecana, que será realizado de 11 a 14 de Julho no município e Pindoretama, no Litoral Leste do Ceará, a 40 km da capital. Durante os quatro dias haverá muita música, gastronomia, palestras, oficinas, shows de humor, distribuição de brindes entre outras atrações. O evento é uma realização da prefeitura municipal de Pindoretama, em parceria com o Sebrae e Senac.
Pindoretama e os seus canaviais viraram referência no roteiro turístico do Estado
O evento foi criado com o intuito de valorizar a cultura da cana-de-açúcar e aumentar o fluxo turístico do município. Esta edição traz como novidade o Festival Internacional da Cana-de-açúçar, incluindo em sua programação uma feira gastronômica. Apesar de ser um município pequeno, com cerca de 19 mil habitantes, a cidade encontrou na cultura canavieira sua identidade. Pindoretama é, de longe, o maior produtor de cana do estado, mas ostenta o título de fabricar a melhor rapadura do Ceará.
A cidade também é famosa pelo seu artesanato, principalmente a renda. São os traços da cultura local e da simplicidade que caracteriza, e muito bem, o povo cearense, que o Festival já faz parte do calendário de eventos do estado.
Do ciclo canavieiro, a cidade é famosa por ostentar inúmeros engenhos de cana-de-açúcar, que viraram roteiro turístico de quem visita a cidade. Os engenhos fazem parte do cartão postal da cidade. O Festival Pindorecana agrega as principais vocações econômicas da região, o turismo e o agronegócio, envolvendo, ainda, os segmentos do artesanato e da gastronomia, sempre com a intenção de valorizar a cultura local e a população regional. A novidade é a gastronomia, onde chefes de cozinha de várias cidades são atraídos pelo desafio de criar pratos à base de cana-de-açúcar e outros ingredientes tradicionais da região, como a carne de sol.
Na feira de gastronomia, o visitante poderá degustar vários pratos, todos resultados de cursos de gastronomia que o Sebrae ministra no município. O festival também apresenta a maior rapadura produzida no mundo, que a cada ano surpreende os participantes. O Pindorecana é realizado desde 2006 e em sua oitava edição o festival tornou-se uma das principais opções para os turistas admirarem a cultura cearense. Parceiros e empreendedores da região apresentam os produtos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar e todos, junto à população, participam de uma grande oportunidade de negócios, aprendizado e entretenimento. De acordo com o prefeito da cidade, Valdemar Araújo, o evento consagra a economia e o turismo local. "Essa é uma grande oportunidade para artesãos mostrarem seus produtos. O evento já é de grande visibilidade em todos o estado e a cada ano da mais oportunidades para o nosso povo", afirma.
O Festival Internacional da Cana-de-açúcar terá sua abertura oficial quinta feira, dia 11, a partir das 16h com apresentação especial do cortejo Cultural da Região Litoral Leste e forró pé-de-serra. Após abertura, haverá uma mostra cultural com exposição de quadros e fotografias, ciclo da cana-de-açúcar, esculturas e artesanato; apresentação de quadrilhas da região; degustação para turistas, convidados e espectadores dos seguintes produtos: sorvete de rapadura, rapadurinha, caldo de cana e rolinho de cana.
Durante todas as noites haverá apresentações artísticas e shows com as bandas Alberson e Forró do Bom, Pizadinha do Forro e Mateus Fernandes e Chamego da Morena e Forró balancear.
O encerramento, no dia 14, a partir das 19h, haverá um culto ecumênico, com apresentações de grupos de louvores e ministérios de música de várias igrejas. Toda estrutura do Festival será montada na Praça da Cidadania. A agricultura se constitui como a mais importante atividade econômica do município, com destaque para a produção da cana-de-açudar, além do coco, manga, mandioca dentre outros.
Mais informações
8ª edição do Festival Internacional da Cana-de-açúcar
Pindoretama, de 11 a 14 de julho de 2013
www.pindoretama.ce.gov.br/
ELLEN FREITAS
COLABORADORA
Comentários