Criança de 2 anos e 11 meses morre por meningite em hospital de Fortaleza
No ano passado, 23 casos de meningite meningocócica foram confirmados no Ceará.
Por G1 CE
Vacina contra a meningite — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Criança de 2 anos e 11 meses morre por meningite em hospital de Fortaleza; veja cuidados para evitar doença
Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza informou que iniciou a profilaxia contra a doença nas pessoas que tiveram contato por mais de 4h com o menino.
Uma criança de dois anos e 11 meses morreu na madrugada desta quarta-feira (1º) por meningite meningocócica em um hospital de Fortaleza. A causa da morte por meningite consta no laudo clínico do hospital.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) informou, nesta quinta-feira (2), que iniciou o tratamento chamado de profilaxia contra a meningite nas pessoas que tiveram contato por mais de 4h com o menino que faleceu pela doença.
A SMS foi notificada do caso nesta quarta e iniciou as investigações em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Meningite no Ceará
No ano passado, 23 casos de meningite meningocócica foram confirmados no Ceará. Desses, oito pessoas não resistiram e morreram vítimas da doença. Ainda em 2020, o estado do Ceará confirmou 202 casos de outras meningites, e 14 óbitos.
Até agosto deste ano, três casos de meningite meningocócica foram confirmados no Ceará, sendo dois casos em Fortaleza e um em Caucaia, na Região Metropolitana. Um óbito foi confirmado.
No caso de outras meningites, 105 pessoas tiveram o diagnóstico positivo, sendo 58 em Fortaleza. Seis pessoas morreram. Os dados são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Para combater os diferentes tipos de meningite, são indicadas as seguintes vacinas:
Vacina meningocócica C
A vacina adsorvida meningocócica C é indicada para imunização ativa de crianças a partir de 2 meses de idade, adolescentes e adultos para a prevenção da meningite causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C.
Como tomar:
Para crianças com idade compreendida entre 2 meses e 1 ano, a posologia recomendada é de duas doses de 0,5 mL, administradas com um intervalo de pelo menos 2 meses. Para crianças com mais de 12 meses de idade, adolescentes e adultos, a posologia recomendada é de uma dose única de 0,5 mL.
Se a criança recebeu a vacinação completa de duas doses até os 12 meses de idade, é recomendável que, quando ela for maior, receba outra dose da vacina, ou seja, receba uma dose de reforço.
Vacina meningocócica ACWY
Esta vacina é indicada para a imunização ativa de crianças a partir de 6 semanas de idade ou adultos contra doenças meningocócicas invasivas causadas por Neisseria meningitidis dos sorogrupos A, C, W-135 e Y. Esta vacina pode ser encontrada com o nome comercial Nimenrix.
Como tomar:
Para lactentes com idade compreendida entre 6 e 12 semanas, o esquema de vacinação consiste na administração de 2 doses de iniciação, no 2º e 4º meses, seguidas por uma dose de reforço no 12º mês de vida.
Para pessoas com mais de 12 meses de idade, deve-se administrar uma dose única de 0,5 mL, sendo que, em alguns casos é recomendada a administração de uma dose de reforço.
Vacina meningocócica B
A vacina meningocócica B é indicada para auxiliar na proteção de crianças com idade superior a 2 meses e adultos até aos 50 anos de idade, contra a doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B, como a meningite e a sepse. Esta vacina também pode ser conhecida pelo nome comercial Bexsero.
Como tomar:
Bebês entre os 2 e os 5 meses de idade: são recomendadas 3 doses da vacina, com intervalos de 2 meses entre as doses. Além disso, deve ser feito um reforço da vacina entre 12 e os 23 meses de idade;
Bebês entre os 6 e 11 meses: são recomendadas 2 doses com intervalos de 2 meses entre doses, devendo ser feito também um reforço da vacina entre os 12 e os 24 meses de idade;
Crianças entre 12 meses e 23 anos de idade: são recomendadas 2 doses, com intervalo de 2 meses entre doses;
Crianças entre os 2 e os 10 anos de idade: adolescentes e adultos, são recomendadas 2 doses, com intervalo de 2 meses entre doses;
Adolescentes a partir dos 11 anos de idade e adultos: são recomendadas 2 doses, com intervalo de 1 mês entre doses. Não há dados em adultos acima de 50 anos de idade.
Vacina pneumocócica conjugada
Esta vacina é indicada para prevenir infecções causadas pela bactéria S. pneumoniae, responsável por causar doenças graves como pneumonia, meningite ou septicemia, por exemplo.
Como tomar:
Bebês de 6 semanas a 6 meses de idade: três doses, sendo a primeira administrada, em geral, aos 2 meses de idade, com intervalo de pelo menos um mês entre as doses. Recomenda-se uma dose de reforço pelo menos seis meses depois da última dose primária;
Bebês de 7-11 meses de idade: duas doses de 0,5 mL, com intervalo de pelo menos 1 mês entre as doses. Uma dose de reforço é recomendada no segundo ano de vida, com intervalo de pelo menos 2 meses;
Crianças de 12-23 meses de idade: duas doses de 0,5 mL, com intervalo de pelo menos 2 meses entre as doses;
Crianças de 24 meses a 5 anos de idade: duas doses de 0,5 mL com intervalo de pelo menos dois meses entre as doses.
Vacina conjugada contra Haemophilus influenzae b
Esta vacina é indicada para crianças entre 2 meses e 5 anos de idade na prevenção de infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenza e tipo b, como meningite, septicemia, celulite, artrite, epiglotite ou pneumonia, por exemplo. A vacina não protege contra infecções causadas por outros tipos de Haemophilus influenza ou contra outros tipos de meningite.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/09/02/crianca-de-2-anos-e-11-meses-morre-por-meningite-em-hospital-de-fortaleza-veja-cuidados-para-evitar-doenca.ghtml
Comentários