'Bebê estava gordinho, mas anêmico': crianças sofrem com alta de desnutrição e excesso de peso
Bebê pode sofrer de atrasos no desenvolvimento por causa da anemia e está mais exposto a infecções
Por Paula Adamo Idoeta, BBC
Foto genérica de bebê sendo pesado; má alimentação e ultraprocessados em excesso podem levar crianças a quadro simultâneo de subnutrição e obesidade — Foto: Getty Images via BBC
Crise da Covid-19 aumentou insegurança alimentar das famílias e estimulou consumo de mais alimentos industrializados, pobres em nutrientes; crianças com a 'dupla carga da má nutrição' tendem a sofrer com problemas crônicos e atrasos de desenvolvimento ao longo da vida.
Com apenas 15 meses de vida, o bebê João (nome fictício) já sofria os efeitos de não comer direito: seu peso estava acima do normal para a idade, indicando que seu corpo vinha acumulando gordura demais. Mas, ao mesmo tempo, ele estava anêmico, em níveis preocupantes.
João vinha sendo alimentado só à base de leite, farinha láctea e outros engrossantes. Nenhuma fruta ou alimento rico em ferro – que pudesse prevenir a anemia – fazia parte do cardápio da criança, cuja família mora na periferia de São Paulo.
"Esse bebê me chamou muito a atenção. É um caso que indica a desassistência dessas famílias vulneráveis (na pandemia de Covid-19)", diz à BBC News Brasil a pediatra Maria Paula de Albuquerque, que atendeu a criança no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), entidade sem fins lucrativos conveniada à prefeitura de São Paulo.
"Ele pode sofrer de atrasos no desenvolvimento por causa da anemia e está mais exposto a infecções. Também está tendo seu corpo programado para ter diabetes, pressão alta e obesidade na vida adulta. É um exemplo clássico da dupla carga da má nutrição."
Essa dupla carga, de quadros de desnutrição com excesso de peso (ainda na infância ou posteriormente, na vida adulta), parece estar piorando na pandemia, quando mais famílias vulneráveis estão tendo dificuldades em obter comida – principalmente alimentos in natura, capazes de prover os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para uma infância e uma vida adulta saudáveis.
Muitas têm dependido de doações, que, embora sempre necessárias e bem intencionadas, nem sempre chegam na quantidade e na qualidade necessárias para garantir a boa alimentação da família.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/07/05/bebe-estava-gordinho-mas-anemico-criancas-sofrem-com-alta-de-desnutricao-e-excesso-de-peso.ghtml
Comentários