Juazeiro sobe para 43 óbitos por coronavírus e mais de 600 em tratamento domiciliar
Municipalidade explica a inclusão de óbito de uma vez só, exames esperados desde abril
A situação relacionada a casos de coronavírus em Juazeiro do Norte é considerada complicada pelos números ascendentes nos últimos dias, a Secretaria de Saúde do Município, a noite desta quarta-feira (17), liberou seu boletim epidemiológico atualizando os dados de Covid-19, os quais são:
Notificados 7.193
Suspeitos 40
Descartados 5.798
Tratamento hospitalar 37
Tratamento domiciliar 608
Recuperados 667
Óbitos 43.
De acordo com as informações prestadas pela municipalidade, o acréscimo de 10 óbitos de uma só vez, não corresponde ser todos das últimas 24hs, estão dentro de um pacote de exames que chegaram do agora do laboratório, com resultados de causa morte desde o mês de abril do corrente ano.
Conheça a diferença entre isolamento e quarentena:
A medida é um ato administrativo, estabelecido pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde e quem determina o tempo são essas autoridades. "A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário", diz o documento.
Isolamento
Já o isolamento serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão. Neste caso, é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados.
Ainda segundo a norma do Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias - tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo - podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais.
Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento. Se o exame der negativo, a pessoa é liberada da precaução.
"O isolamento não é obrigatório, não vai ter ninguém controlando as ações das pessoas. Ele é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas", orientou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Já a quarentena, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida obrigatória, restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. Ambas são medidas de saúde pública consideradas fundamentais para o enfrentamento da pandemia e Covid-19.
Silva Neto
Comentários