Medicamento antiviral remdesivir desacelera avanço da Covid-19 em macacos

Brasil usa medicação Remdesivir apenas para testes clínicos

Medicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA — Foto: Gilead Sciences via AP

O remdesivir, que não é vendido comercialmente, foi liberado para uso emergencial em pacientes graves nos Estados Unidos, na Índia e na Coreia do Sul.

Por Reuters

O remédio antiviral da Gilead Sciences remdesivir preveniu doenças pulmonares em macacos infectados com o novo coronavírus, segundo um estudo publicado na revista médica Nature nesta terça-feira (9).

O remdesivir, que não é vendido comercialmente, foi liberado para uso emergencial em pacientes graves nos Estados Unidos, na Índia e na Coreia do Sul. Algumas nações europeias também estão utilizando o remédio em programas compassivos.

Os testes do medicamento em humanos estão em andamento, e dados iniciais mostraram que o remédio ajudou os pacientes a se recuperarem mais rapidamente da Covid-19, infecção respiratória causada pelo novo coronavírus.

No estudo, 12 macacos foram deliberadamente infectados com o vírus e metade deles recebeu tratamento precoce com remdesivir.

Brasil usa medicação Remdesivir apenas para testes clínicos

Os macacos que receberam remdesivir não mostraram sinais de doença respiratória e apresentaram reduzidos danos aos pulmões, de acordo com os autores do estudo.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/09/medicamento-antiviral-remdesivir-desacelera-avanco-da-covid-19-em-macacos.ghtml