Veto de bombeiros à sede da OAB muda local de evento com Dilma

Evento foi transferido para hotel; OAB diz que houve \'má fé\' em laudo.

Priscilla MendesDo G1, em Brasília

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República vetou a ida da presidente Dilma Rousseff ao auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, nesta quarta-feira (30) após o Corpo de Bombeiros concluir que o local não atendia a condições de segurança.

Segundo informou o GSI, uma vistoria do local foi realizada nesta terça (29) pelo Corpo de Bombeiros, cujo laudo apontou que o local "não atende plenamente às condições de segurança". O documento recomenda que as placas de sinalização das saídas de emergência e do extintor de incêndio sejam verdes, e não vermelhas, como as do auditório.

Atendendo ao GSI, o evento foi transferido para o Teatro Oi, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, segundo informou assessoria do evento, que é organizado pela Confederação Israelita do Brasil e a Associação Cultura Israelita de Brasília.

O episódio ocorre três dfias depois de um incêndio em boate de Santa Maria ter deixado mais de 230 mortos.

Segundo assessoria da OAB, os bombeiros pediram que uma lâmpada fosse instalada em uma das saídas do auditório, "o que foi prontamente atendido, em 40 minutos". O prédio, segundo a OAB, atende a todos os requisitos de segurança, tem brigadistas e passou por vistoria em setembro do ano passado pelo próprio Corpo de Bombeiros.

A OAB ainda afirmou, via assessoria que "estranha bastante" o laudo dos bombeiros, e disse que a corporação "agiu com má fé". "É um absurdo. Expuseram um prédio que é um patrimônio da cidade, que faz parte do acerto cultural no arquiteto Oscar Niemeyer\', informou a assessoria.

O G1 procurou a assessoria do Corpo de Bombeiros do Distritito Federal, mas não obteve retorno das ligações até a última atualização desta reportagem.

Dilma nunca esteve no prédio da OAB na condição de presidente da República, mas os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva já participaram de eventos no auditório, segundo a OAB.