Prefeitura começa organizar Juazeiro do Norte para receber os romeiros
Roberto Bulhões
Na última semana deste mês os romeiros já estarão de volta a Juazeiro do Norte para participar de mais uma romaria. A festa de Nossa Senhora das Candeias abre o ciclo de peregrinações do ano na terra de Padre Cícero e se constitui numa das mais belas por conta da tradicional Procissão das Velas no final da tarde e início de noite do dia 2 de fevereiro. Para preparar a cidade a fim de acolher os fiéis, foi realizada nesta quinta-feira-feira a reunião da chamada Operação Romeiro.
Trata-se da primeira na gestão do prefeito Raimundo Macedo e sob a coordenação do novo Secretário de Cultura e Romaria, Wellington Costa quando diversos assuntos foram debatidos. Um desses está relacionado com um plano de ação emergencial para recuperar as ruas mais utilizadas pelos peregrinos. Além disso, a organização do trânsito a partir da disponibilização de 105 agentes do Demutran nos pontos de maior fluxo de veículos e pessoas.
Responsável pela segurança pública, a Polícia Militar sugeriu um panfleto com orientações, bem como a condução pelos romeiros de um cartão como endereço do rancho no qual estão hospedados. Outros pontos igualmente importantes foram a limpeza pública, um acolhimento digno por parte dos meios de hospedagem e a organização do comércio ambulante que, cada vez mais, ocupa os espaços de circulação dos romeiros.
O administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, padre Joaquim Cláudio, sugeriu estudos visando a possibilidade da construção de banheiros públicos permanentes ao invés de químicos. Já o Padre Venturelli voltou a reclamar que caminhões paus de arara estão sendo bloqueados em barreiras policiais quando não sofrem pesadas multas. A Romaria das Candeias será no período de 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro.
O Secretário Wellington Costa adiantou sobre a pretensão de promover nova reunião no segundo semestre para avaliar os preparativos. Participaram ainda representantes da Coelce, Cagece, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Escoteiros, Sindilojas, SESC, Tiro de Guerra, Juizado da Infância e Juventude além das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Cidadania, Gabinete, Desenvolvimento Social, Demutran, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Mobilização Social e Memorial Padre Cícero.
Comentários