Com R$ 11,2 milhões em investimento, Governo do Ceará entrega Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Ciops

O novo espaço funciona ininterruptamente com 448 colaboradores e servidores para atender Fortaleza e Região Metropolitana, por meio de núcleos e células.

Lucas Memória - Ascom SSPDS / Larissa Falcão - Ascom Casa Civil – Texto

Denilson Araújo - Ascom SSPDS / Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Como parte do programa “Ceará contra o Crime”, o Governo do Ceará entregou, nesta sexta-feira (10), o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). O equipamento, instalado no moderno Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), reúne serviços de 13 instituições, garantindo uma resposta ágil e coordenada às demandas da sociedade. A inauguração conta com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho; da secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, e outras autoridades.

“Aqui nós temos imagens do Ceará inteiro, o que nos permite acompanhar as ocorrências [nas ruas]. Segundo, aqui temos acesso a um conjunto de informações, que devem ficar restritas às Forças de Segurança, e elas favorecem planejamento e ações, para que as nossas Forças ajudem, atuando naquilo que é imediato e dando pronta resposta”, destacou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

O investimento foi de R$ 11.256.737,06 na aquisição de novos equipamentos. O recurso é do Tesouro do Estado e do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS). O novo espaço funciona ininterruptamente com 448 colaboradores e servidores para atender Fortaleza e Região Metropolitana, por meio de núcleos e células. São integrados serviços da: Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza (Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria da Administração Penitenciário (SAP), Prefeitura de Sobral e Prefeitura de Eusébio.

Ainda segundo o governador Elmano de Freitas, o Centro vai integrar cada vez mais as estratégias e o trabalho de profissionais da Segurança e da Saúde do Estado e municípios. “A experiência do Samu é muito exitosa, na garantia da prestação de um serviço fundamental que salva a vida das pessoas. Da mesma maneira, o enfrentamento ao crime deve unificar todos nós. Temos muita condição de fazer a integração para garantir maior paz e tranquilidade ao nosso povo”, acrescentou.

Entre os equipamentos disponíveis na Ciops, está uma central de videomonitoramento, que se soma a outras 74 centrais espalhadas na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do Ceará, totalizando 4.096 câmeras do Governo do Ceará e dos órgãos parceiros à disposição das Forças de Segurança para prevenir e coibir ações criminosas, por meio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid). Além dos órgãos já mencionados, também são utilizadas câmeras do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), sempre com intuito de facilitar ações ostensivas e investigações das Forças de Segurança do Ceará. Além do Nuvid, a Ciops integra tecnologias como o sistema Agilis, capaz de reunir várias bases de dados para agilizar a identificação de veículos automotores que tenham sido utilizados em práticas criminosas.

O Nuvid é um dos núcleos que funcionam no espaço, que ainda conta com o Núcleo de Teleatendimento e o Núcleo de Despacho. O primeiro recebe as ligações de emergência por meio do 190, 193 (Corpo de Bombeiros/Defesa Civil), 192 (Samu), além dos números de emergência estrangeiros: 911 (Estados Unidos) e 112 (Europa). Os dois últimos contatos visam atender os turistas que buscam os serviços em solo cearense, com atendimento bilíngue. Já o Núcleo de Despacho é responsável por gerenciar as viaturas para o atendimento às ocorrências.

Em relação ao combate ao crime, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, explicou a importância do investimento em tecnologias e pessoas feito pelo Governo do Ceará. “O Centro de Tecnologia Avançada (da Ciops) traz o que a gente tem de mais moderno no mundo inteiro quando falamos de centro de comando e controle. Aqui entram as emergências da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e outras agências estaduais e municipais, que vão fazer com que a resposta do Estado, integrado e junto ao cidadão, seja rápida e efetiva”, explicou.

Grupos vulneráveis

Dentro do Núcleo de Despacho funciona o Grupo de Despacho (GD) do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE. O canal possibilita que, a cada chamada para o 190 relatando situação de violência contra a mulher e demais grupos vulneráveis, uma cópia do registro seja encaminhada para o Copac. Isso permite que a vítima receba o atendimento, além da viatura da PMCE responsável pela área, de uma viatura do policiamento especializado.

Reestruturação das Forças de Segurança – Ciops

Entre as mudanças promovidas com a reestruturação de todas as Forças de Segurança do Ceará, com a legislação sancionada em dezembro de 2024 pelo governador Elmano de Freitas, foi anunciada a descentralização da Ciops com a criação da unidade em Quixadá, além de núcleos em Baturité, Russas, Canindé e Aracati.

Na unidade da Ciops que já existe em Sobral, serão criados núcleos em Crateús, Tianguá, Camocim e Itapipoca. Já na Ciops de Juazeiro do Norte serão criados núcleos nos municípios de Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.

Para o coordenador da Ciops, coronel PM Aristóteles Coelho, os investimentos constantes na Coordenadoria possibilitam “um atendimento para a população que mais precisa, com mais qualidade”.

Balanço 2024

No ano de 2024, a Ciops registrou 2.989.633 ligações recebidas em Fortaleza e Região Metropolitana, com média de 8,3 mil ligações diárias e 249 mil chamadas mensais. Vale ressaltar que, deste total, 29% das ligações recebidas geraram uma ocorrência para as Forças de Segurança, sendo 875.873.

Ainda considerando o total de chamadas recebidas pela Ciops, 207.915 eram trotes, o que corresponde a 7% do total de chamadas.

https://www.sspds.ce.gov.br/2025/01/10/comm-r-112-milhoes-em-investimento-governo-do-ceara-entrega-centro-de-tecnologia-avancada-e-monitoramento-de-seguranca-da-ciops/