Elmano vai a Brasília tratar de plano contra a seca para o Ceará
Projetos: objetivo é antecipar o fornecimento em áreas e setores nos quais o acesso à água se mostre crítico.
Elmano de Freitas, governador do Ceará, adiantou ao O POVO o pleito para a União do combate à seca Crédito: FCO FONTENELE
A ideia é ter a parceria da União em projetos de convivência com a seca, como a ampliação do número de poços
Autor Beatriz Cavalcante
Conforme O POVO havia adiantado, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi a Brasília neste começo de janeiro para pedir ajuda ao Governo Federal para o enfrentamento à seca no Estado.
Nesta segunda-feira, 8, o gestor compartilhou que iniciou a agenda na capital federal, em reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A ideia é ter a parceria da União em projetos de convivência com a seca, como a ampliação do número de poços, para garantir a segurança hídrica estadual.
Além disso, o pleito do Governo do Ceará passa por apoio a projetos de energia solar.
A agenda de Elmano foi adiantada pelo O POVO no dia 26 de dezembro de 2023.
O objetivo é antecipar o fornecimento em áreas e setores nos quais o acesso à água se mostre crítico.
A estratégia inclui mapear quais áreas (comunidades ou cidades) do Ceará já se encontram com pouca água hoje, antecipar a licitação de carros-pipa e acelerar a construção de adutoras e a perfuração de poços profundos.
“Nós vamos antecipar todo o cronograma de instalação de 3 mil poços no Estado do Ceará. Não vamos esperar chegar a falta d’água. Vamos acelerar o programa de perfuração de poços coordenando Sohidra, SDA, Dnocs… É o que eu quero com o ministro: fazer uma coisa minimamente planejada coletivamente”, ressaltou o governador.
Mais uma medida que ele deve tratar com o ministro é da liberação das águas do Rio São Francisco para assegurar abastecimento no Castanhão e, consequentemente, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2024/01/08/elmano-vai-a-brasilia-tratar-de-plano-contra-a-seca-para-o-ceara.html
Comentários