Marcos do Val se negou a depor sobre ordem de Bolsonaro para grampear ministro do STF

Do Val, diz quer o propósito de Bolsona era gravar conversas com Moraes que servisse de argumento para a prisão do ministro

Marcos do Val olhando para o celular no plenário do Senado — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Senador denunciou ter sido chamado para cumprir um plano do ex-presidente e do ex-deputado Daniel Silveira (PL), em que deveria gravar falas de Alexandre de Moraes. No entanto, Do Val negou prestar depoimento e formalizar a denúncia à Justiça.

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fala a verdade quando diz que procurou o ministro Alexandre de Moraes e o alertou que havia um plano de Jair Bolsonaro (PL) e Daniel Silveira, ex-deputado que está preso, para grampeá-lo e arquitetar um golpe (veja vídeo abaixo).

Em entrevista à GloboNews, o parlamentar detalhou o plano proposto por Silveira em reunião no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.

A ideia de Bolsonaro e Silveira, conforme relatado por Do Val, envolvia gravar conversas com Moraes para encontrar algo comprometedor ao ponto de servir de argumento para a prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal - e presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Do Val se recusou a cumprir o plano idealizado e proposto por Bolsonaro e Silveira. Em vez de se encontrar com Alexandre de Moraes e gravá-lo, o senador optou por informá-lo sobre o caso.

Na oportunidade, conforme apurou o blog, Do Val foi perguntado se aceitava colocar no papel o que estava denunciando. Ou seja: dar um depoimento formal à Justiça para que ela pudesse agir dentro das quatro linhas da Constituição, como o bolsonarismo chama o devido processo legal. Marcos do Val negou.

https://g1.globo.com/politica/blog/octavio-guedes/post/2023/02/02/marcos-do-val-se-negou-a-depor-sobre-ordem-de-bolsonaro-para-grampear-ministro-do-stf.ghtml