Secretariado de Sarto tem núcleo de mulheres, nomes técnicos e aliados de Roberto Cláudio

As mulheres vão coordenar boa parte do orçamento municipal na próxima gestão

Escrito por Inácio Aguiar

Nomes anunciados pelo prefeito eleito trazem ainda indicações dos partidos aliados e apenas um vereador

O secretariado do prefeito eleito Sarto Nogueira, anunciado nesta quarta-feira (30), é cercado de questões simbólicas. O destaque das mulheres em pastas estratégicas é uma marca que o próprio pedetista fez questão de citar ao anunciar os nomes. A lista revela ainda um núcleo duro que acompanha Sarto e a manutenção de nomes conhecidos da gestão Roberto Cláudio, que, aliás, deixa aliados bem posicionados na gestão.

As mulheres vão coordenar boa parte do orçamento municipal na próxima gestão. Elas estarão à frente de um tripé considerado por Sarto como fundamental para a superação da pandemia. 

Flávia Teixeira (Finanças) ficará, como antecipamos nesta coluna, com a chave do cofre municipal. Caberá a ela a coordenação de um plano de retomada econômica. Dalila Saldanha (Educação), uma das poucas que permanece no mesmo cargo da gestão atual, ficará responsável pelo plano de retomada das aulas presenciais. 

A estratégia de vacinação da população, prioridade número um para o próximo prefeito, será o desafio maior de Ana Estela Fernandes (Saúde), que atuou como adjunta na administração que está se encerrando. E completa a lista, a secretária de Meio Ambiente, Luciana Lobo (Seuma), também remanescente da gestão Roberto Cláudio, que estava na Controladoria.

Influência

O prefeito Roberto Cláudio sai do governo, mas deixa aliados próximos em cargos estratégicos da gestão. Além dos nomes já citados, Samuel Dias (Infraestrutura), Marcelo Pinheiro (Planejamento) e João Pupo (Coordenação de Regionais) fizeram parte do núcleo duro do prefeito que se despede.

Élcio Batista, vice-prefeito eleito, ficará à frente do Iplanfor. Ele, portanto, ficará na parte de planejamento urbano de médio e longo prazos. A indicação acabou surpreendendo, pois esperava-se que ficasse em um cargo mais executivo. 

Partidos aliados como Cidadania, com Alexandre Pereira (Turismo), PSDB, com Ozires Pontes (Esportes), e PP, com Rodrigo Nogueira (Desenvolvimento Econômico), também mantêm espaço no primeiro escalão. Cláudio Pinho, aliado histórico de Sarto e prefeito que está encerrando o mandato de prefeito em São Gonçalo do Amarante, ficará na pasta de Direitos Humanos.

Vereadores

Também chamou atenção, a presença de apenas um vereador na lista do primeiro escalão: Elpídio Nogueira, irmão de Sarto (Cultura). Havia a expectativa de convocação de mais nomes para beneficiar suplentes no Legislativo. As atenções agora se voltam para o segundo escalão e para a indicação das secretarias regionais.

Veja quem são os novos secretários da Prefeitura de Fortaleza:

Elpídio Moreira - Chefia de Gabinete do Prefeito

Renato Lima - Secretaria Municipal de Governo

Cristina Machado - Controladoria e Ouvidoria Geral do Município

Fernando Oliveira - Procuradoria Geral do Município

Flávia Teixeira - Secretaria Municipal de Finanças

Marcelo Pinheiro - Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão

Coronel Eduardo Holanda - Secretaria Municipal da Segurança Cidadã

Dalila Saldanha - Secretaria Municipal da Educação

Ana Estela - Secretaria Municipal da Saúde

Samuel Dias (PDT) - Secretaria Municipal da Infraestrutura

Ferruccio Feitosa (PDT) - Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos

Alexandre Pereira - Secretaria Municipal do Turismo

Elpídio Nogueira - Secretaria Municipal da Cultura

João Pupo - Secretaria Municipal da Gestão Regional

Élcio Batista (PSB) - Superintendência do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor)

Adail Fontenele - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional

Rodrigo Nogueira - Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico

Luciana Lobo - Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente

Ozires Pontes - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Cláudio Pinho - Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social  

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/inacio-aguiar/secretariado-de-sarto-tem-nucleo-de-mulheres-nomes-tecnicos-e-aliados-de-roberto-claudio-1.3027849