ESTADO: Demora em obras pode dificultar atingir meta
INVESTIMENTOS NO ESTADO
A meta do Governo do Estado de alcançar R$ 9,4 bilhões, neste ano, em investimentos para o Ceará tem esbarrado em atrasos de obras de grande porte. Na manhã de ontem, antes de iniciar a reunião do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (Mapp) com o secretariado, o governador Cid Gomes afirmou que a demora na execução de serviços como a Linha Leste do Metrô de Fortaleza e o ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tem dificultado a aplicação dos recursos previstos para o último ano do governo.
"A velocidade de execução é sempre muito menor, infelizmente, do que o que hoje nós temos formalizado de recursos orçamentários, de recursos de financiamento e recursos de convênio", destacou o governador.
Cid afirmou que o nível de execução da Linha Leste do Metrô de Fortaleza está "muito aquém" do que a intenção do governo. Ele ressaltou que a implantação do VLT tem enfrentado problemas ligados a uma das empresas que compõem o consórcio responsável. "A informação que eu tive é que ela não está aportando os recursos necessários para a execução".
Questionado sobre ainda ser possível alcançar a marca de R$ 9,4 bilhões, o governador não descartou a possibilidade, ressaltando que novos projetos estão surgindo no Estado. "Ontem (quinta-feira) mesmo assinei a carta de compromisso para a execução de um conjunto de adutoras que deve somar mais ou menos 200 milhões de reais", exemplificou Cid Gomes.
"O recorde de investimentos no Ceará foi da ordem de 3 bilhões e meio de reais. Estamos falando de 9 bilhões. Então, é uma meta ultra-ousada. Obviamente vou persegui-la, mas, se for realizado metade disso - e não é esse o caso -, será ainda o recorde de investimentos na história do Ceará", acrescentou o governador.
Antes da reunião do Mapp, o governador Cid Gomes destacou algumas das obras que considera as mais marcantes de sua gestão, entre as quais citou as escolas de educação profissionalizante, o Hospital Regional do Sertão Central e a duplicação da CE-085 (Estruturante). (JM)




Comentários