Detento é morto por comparsa com 27 facadas dentro de presídio da Grande Fortaleza

Preso teria sido assassinado durante banho de sol na unidade.

A vítima, Fellype Abdoral Sales Oliveira, foi assassinado durante banho de sol. — Foto: Reprodução

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização disse que todos os internos envolvidos no crime, junto do interno agressor, foram encaminhados à delegacia.

Por g1 CE 03/12/2024 

Um detento da Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3), localizada em Itaitinga, Grande Fortaleza, foi morto com 27 facadas nesta terça-feira (3) por um comparsa de facção dentro do presídio. A vítima era Fellype Abdoral Sales Oliveira, acusado de integrar organização criminosa (veja foto acima).

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização disse que profissionais de saúde da unidade prestaram socorro e a vítima foi levada para uma unidade hospitalar, mas o óbito foi constatado. Ele teria sido assassinado durante banho de sol na unidade. 

"Policiais penais da UP Itaitinga 3 interviram num confronto de internos pertencentes a uma facção de origem cearense na manhã desta terça-feira (3). A SAP esclarece que um dos faccionados foi atingido por um objeto perfuro-cortante pelo próprio comparsa de organização criminosa.", disse a SAP.

Ainda conforme o órgão, todos os internos envolvidos no crime, junto do interno agressor, foram encaminhados à Delegacia "para as devidas responsabilizações diante do homicídio praticado."

De acordo com o advogado de Fellype Abdoral, ele foi morto com uma faca artesanal. Foram 27 golpes na região torácica. Fellype estava preso preventivamente. "Os policiais penais que estavam fazendo a vigilância do banho de sol ainda tentaram intervir para poder separar aquela confusão, aquela briga. Porém, não obtiveram êxito, visto que o Fellype acabou indo a óbito.", disse Jader Aldrin.

Segunda morte em menos de um mês

Detento é morto por colega em cela de presídio em Itaitinga

Esta é a segunda morte dentro de presídios do estado em menos de um mês. No dia 14 de novembro, um detento foi morto por um colega de cela com golpes de faca artesanal na Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5).

Segundo o Auto de Prisão em Flagrante, que o g1 teve acesso, Giovanni Oliveira de Andrade Junior foi flagrado pelos policiais penais golpeando o pescoço de outro interno, identificado ape-nas como "Kaike".

Giovanni passou por uma Audiência de Custódia na sexta-feira (15) e teve a prisão preventiva decretada por homicídio qualificado.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/12/03/detento-e-morto-a-facadas-por-colega-de-faccao-dentro-de-presidio-da-grande-fortaleza.ghtml