'Eu consegui salvar minha mãe?': após ver mãe assassinada, criança gritou para vizinhos a socorrerem

Aos policiais, vizinhos relataram que ouviram gritos de socorro na rua e a criança dizendo "Você matou minha mãe”.

Brenda Possidonio de Oliveira, foi assassinada com facadas no pescoço. O namorado dela, Lyennan Camargo de Mattos tentou suicídio logo após o crime. Ele foi preso e levado para a Santa Casa.

Por Gabrielle Tavares e Geisy Garnes, g1 MS — Campo Grande

Brenda Possidonio de Oliveira com o filho de 7 anos. — Foto: Reprodução/Redes sociais

Após presenciar a própria mãe, Brenda Possidonio de Oliveira, de 25 anos, ser assassinada pelo namorado dela, Lyennan Camargo de Mattos, de 25, o menino de 7 anos gritou por ajuda e até tentou correr atrás do suspeito, gritando "você matou minha mãe". Após ser acolhido pela vizinha, que o levou até a própria casa, o menino a perguntava: eu consegui salvar minha mãe?

As informações foram repassadas pela delegada que cuida do caso, Analu Lacerda Ferraz, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande. Brenda foi assassinada com facadas no pescoço, na noite desta quinta-feira (29), no bairro Vila Nathalia, em Campo Grande.

A vizinha de Brenda foi a primeira testemunha ouvida pela polícia, já que foi a primeira a chegar na cena do crime. A mulher afirmou que nunca tinha ouvido o casal brigar. Brenda se mudou de São Paulo (SP), para Campo Grande, há quatro meses e está namorando com Lyennan, há apenas dois.

Ontem de noite, a vizinha escutou os gritos dos dois e em seguida, o pedido de ajuda da criança. Conforme o relato, o menino saiu gritando, batendo e sacudindo os portões para chamar atenção dos vizinhos, pedindo que ajudassem a mãe dele.

Quando a mulher saiu, viu Brenda agonizando e até tentou estancar o sangue. Em seguida, acionou o socorro e levou a criança para a própria casa. Neste momento, Lyennan já tinha fugido.

A criança ficou na casa da vizinha até a avó materna e um tio chegar, enquanto a mãe estava lá fora. Neste período, ficava perguntando para a mulher se ele tinha conseguido salvar a mãe, se tinha chamado por socorro a tempo.

Nesta sexta-feira (30), o menino prestou depoimento na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). A delegada explicou que ele precisa ser ouvido porque é a testemunha principal do caso, mas que está sendo acompanhado por uma psicóloga especializada.

Depois que Lyennan Camargo de Mattos fugiu, ele tentou cometer suicídio. Conforme Analu, o homem se enforcar e tomou um frasco de comprimidos, mas foi salvo por sua irmã, que é enfermeira. O Suspeito está internado na Santa Casa, estável, mas ainda incapaz de prestar depoimento.

Antes de tentar tirar a própria vida, o suspeito mandou mensagens para a mãe da vítima confessando o crime, mas que amava muito a Brenda. Também escreveu para um amigo da namorada, dizendo que cometeu o crime em legítima defesa. Para os dois, ele disse que a motivação da briga teria sido ciúmes.

A delegada, no entanto, afirmou que a cena do crime não confirma esta versão de Lyennan. Com posse das conversas, arma do crime e demais indícios que estavam na casa da família, a Deam investiga o caso.

Brenda foi assassinada a facadas pelo namorado — Foto: Redes Sociais

O caso

A Polícia Militar foi acionada por volta das 23h para atender uma ocorrência de lesão corporal por arma branca. Quando os policiais chegaram na residência, encontraram Brenda já morta na calçada. Aos policiais, vizinhos relataram que ouviram gritos de socorro na rua e a criança dizendo "Você matou minha mãe”.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma vizinha saiu para ver o que estava ocorrendo e encontrou Brenda com sangramento no pescoço e a criança correndo atrás do autor. A vítima chegou a levantar, atravessou a rua e caiu novamente.

Equipe do Corpo de Bombeiros também foi acionada e constatou o óbito.

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2023/06/30/eu-consegui-salvar-minha-mae-apos-ver-mae-assassinada-crianca-gritou-para-vizinhos-a-socorrerem.ghtml