Paróquia de Santo Antônio divulga programação da Semana Santa
Seguindo as orientações dos órgão de saúde, as celebrações serão de portas fechadas
Jesus Cristo é salvação.
A Igreja Católica, Apostólica, Romana, está iniciando sua programação especial da Semana Santa, a qual relembra toda história da Paixão, Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Pela tradição é celebrada no período do Domingo de Ramos ao Domingo da ressurreição de Cristo, nesse tempo Jesus é aclamado como rei de Israel entrando na cidade sentado num jumentinho, simbolizando a humildade, sendo triunfalmente aplaudido pela numerosa população.
A Paróquia de Santo Antônio de Barbalha, pelo pároco padre Cícero Luciano, está tornando público ao conhecimento dos devotos, a programação estabelecida para a Semana Santa, veja a seguir:
Dia 3 sexta-feira
15hs – houve celebração do Terço da Misericórdia
16hs – Via Sacra
17hs – Missa.
Dia 4 sábado
17hs - Missa
Dia 5 – domingo
17hs – Missa do domingo dos Ramos
Dia 6 – segunda-feira
15hs – Terço da Misericórdia
16hs – Missa
18hs – Terço da Família
Dia 7 – terça-feira
15hs – Terço da Misericórdia
16hs – Missa
18hs – Terço das mulheres
Dia 8 – quarta-feira
15hs – Terço da Misericórdia
16hs – Missa
18hs – Terço dos homens
Dia 9 – quinta-feira
17hs – Missa da ceia do Senhor, é a missa em que se celebra a última ceia de Jesus com seus apóstolos e também quando Ele instituiu a Santa Eucaristia.
18hs às 21hs – Adoração ao Santíssimo
Dia 10 – sexta-feira
14hs – Terço da misericórdia
15hs – Celebração da Paixão do Senhor, neste dia, os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.
Dia 11 – sábado
19hs – Virgília Pascal, também chamado de Vigília Pascal ou a Grande Vigília, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, tanto que recebe o título de Mãe de todas as virgílias, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal.
Dia 12 – Domingo
18h30 – Missa da Páscoa, ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.
Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, a Paróquia de Santo Antônio realizará toda programação da Semana Santa de portas fechadas. Padre Cícero Leandro, pede a família católica barbalhense para permanecer no isolamento social para evitar o contágio da Covid 19, ao mesmo nosso orientador espiritual pede para continuarmos em oração com o terço de Nossa Senhora do Rosário nas mãos pedindo a Ela proteção e saúde.
Silva Neto





Comentários