Ministro da Justiça troca diretoria e abre apuração sobre relatório com dados de opositores

Mendonça determina abertura de investigação sobre relatório sigiloso sobre servidores

André Mendonça, ministro da Justiça — Foto: GloboNews/ Reprodução

O ministro da Justiça, André Mendonça, decidiu nesta segunda-feira (3) trocar a chefia da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

A troca é feita em meio à abertura, pela corregedoria do Ministério da Justiça, de uma sindicância para apurar a existência de um relatório com informações sobre opositores do governo.

Neste domingo (2), em entrevista à GloboNews, Mendonça já havia informado que determinaria a apuração sobre o caso.

De acordo com o portal Uol, a Seopi elaborou um relatório de caráter sigiloso sobre mais de 500 servidores públicos da área de segurança identificados como integrantes de movimento antifascismo e opositores do presidente Jair Bolsonaro.

Ainda conforme a reportagem, o governo "produziu um dossiê com nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas."

Na ocasião, o Ministério da Justiça argumentou que a atividade não configura investigação e se concentra exclusivamente na "prevenção da prática de ilícitos e à preservação da segurança das pessoas e do patrimônio público".

Mendonça determina abertura de investigação sobre relatório sigiloso sobre servidores

Íntegra

Leia a íntegra da nota divulgada pelo ministério nesta segunda-feira:

Nota à imprensa

Após determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, a Corregedoria-Geral do Ministério instaurou, nesta segunda-feira (3), Sindicância Investigativa para apurar os fatos relacionados à Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), conforme amplamente divulgado na imprensa.

A Comissão foi designada através da Portaria COGER nº 158/2020 e é composta por um delegado de Polícia Federal, integrante da Corregedoria-Geral do MJSP; um Procurador da Fazenda Nacional e um Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

Como medida considerada adequada à realização dos trabalhos da Comissão, o ministro decidiu pela substituição da chefia da Diretoria de Inteligência da SEOPI.

Por fim, o Ministério da Justiça e Segurança Pública destaca que o ministro André Mendonça está à disposição para prestar esclarecimentos à Comissão Mista de Investigação da Atividade de Inteligência, aguardando apenas a definição da data.

Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública

https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2020/08/03/ministro-da-justica-troca-diretoria-e-abre-apuracao-sobre-relatorio-com-dados-de-opositores.ghtml