Jovem encontra cobra em cima de sua rede

André Costa

Qual seria sua reação ao acordar e dá de cara com uma jiboia de 1,5 metro em cima de sua rede? Correr; Pular; Gritar; Pedir socorro? O jovem José Iranildo dos Santos tem essa resposta na ponta da língua: “foi um tremendo susto, acordar e vê-la por entre as telhas”.

Tudo aconteceu na manhã deste dia (11), quando o adolescente acordou e se deparou com a serpente enrolada na madeira que dá sustentação às telhas de sua casa, localizada na Rua Medianeira da Paz, bairro São José, próximo à passarela. José de imediato acionou a equipe do Corpo de Bombeiros para fazer a remoção da cobra.

O sargento Paulo explica que o desmatamento é um dos motivos que contribuem para a saída desses animais peçonhentos de seu habitat natural. Segundo ele, “sempre que a cobra, ou qualquer outro tipo de animal, não encontra seu devido alimento, ela sai em busca da caça e acaba invadindo o nosso território”.

O ofídio foi levado ao Parque das Timbaúba e será entregue a Companhia de Polícia ao Meio Ambiente – CPMA, como preceitua a legislação ambiental. Paulo elogia a postura do jovem e ressalta que nesse tipo de ocorrência, a população deve isolar a área e acionar os órgãos competentes (Corpo de Bombeiros ou CPMA), mas nunca maltratar o animal, ainda que seja um animal venenoso.