Venezuela diz que Chávez tem dificuldade para falar e mostra fotos
O governo da Venezuela anunciou nesta sexta-feira que o presidente Hugo Chávez se recupera bem da cirurgia contra o câncer, mas que não consegue falar porque respira com a ajuda de uma cânula de traqueostomia.
As autoridades venezuelanas também revelaram as primeiras imagens do presidente desde que ele foi internado em Havana, em 10 de dezembro. Ele foi ao país para fazer a quarta cirurgia para retirar um câncer na região pélvica. Em janeiro, sofreu uma infecção respiratória que complicou seu estado de saúde.
Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o ministro das Comunicações, Ernesto Villegas, afirmou que Chávez ainda está com um grau baixo de insuficiência respiratória e que, devido a isso, é obrigado a usar uma cânula de traqueostomia.
O mecanismo é instalado através de um furo feito na traqueia, um dos órgãos da garganta, para facilitar a entrada de ar nos pulmões. Segundo Villegas, isso dificulta temporariamente a fala do presidente.
Apesar de ainda ter dificuldades para respirar, o ministro afirmou que o mandatário se recupera bem e que está praticamente curado do câncer e da infecção respiratória que sofreu.
Ele informa que, devido à recuperação rápida, Chávez está "consciente, com a integridade de suas funções intelectuais e à frente das tarefas inerentes a seu cargo" como presidente.
O ministro transmitiu o agradecimento do mandatário ao apoio dos ministros e da população venezuelana para que ele supere a doença. "Confiamos que o comandante Chávez vai superar o mais cedo possível essa delicada circunstância em prol da construção da pátria boa".
FOTOS
Após o boletim médico, o ministro de Ciência e Tecnologia, mostrou três fotos do presidente, que disse serem da última quinta (14). Nas imagens, Chávez aparece com duas de suas filhas, Rosa Virginia e María Gabriela, que também estavam em Havana.
O presidente aparece sorridente e com o casaco do governo venezuelano que usa em eventos informais. A roupa cobre o pescoço, pelo que não é possível comprovar se ele está usando a traqueostomia, como informado por Villegas.
Em duas das fotos, Chávez lê a edição de ontem do jornal cubano "Granma", como forma de provar a autenticidade das imagens.
Comentários