Ataque a igreja na Alemanha deixa oito mortos

Um dos mortos é o atirador, ainda de acordo com a polícia. O criminoso é suspeito de ser um ex-integrante da religião

Policiais armados se posicionam próximos à igreja onde ocorreu um tiroteio em Hamburgo, Alemanha, em 9 de março de 2023 — Foto: Jonas Walzberg/dpa via AP

Ataque ocorreu em centro de Testemunhas de Jeová em Hamburgo, no norte do país, na noite de quinta (9). Um dos mortos é o atirador. Polícia ainda não sabe motivações do crime.

Por g1

A polícia alemã afirmou nesta sexta-feira (10) que oito pessoas morreram no ataque ataque a tiros em um centro de religioso de Testemunhas de Jeová em Hamburgo, no norte da Alemanha, na noite de quinta-feira (9).

Um dos mortos é o atirador, ainda de acordo com a polícia. O criminoso é suspeito de ser um ex-integrante da religião, segundo reportagem da revista alemã "Der Spiegel". As autoridades não haviam dito se trabalham com a hipótese de ataque terrorista e nem divulgado a identificação das vítimas até a última atualização desta notícia.

Sobre a dinâmica do ataque, até agora, se sabe que:

O caso ocorreu por volta de 21h no horário local (17h em Brasília) de quinta no distrito de Deelböge, em Hamburgo.

Nese horário, um homem se aproxima de uma das janelas do centro e começa a atirar do lado de fora para dentro, segundo mostra um vídeo gravado por um vizinho ao centro (veja vídeo acima).

Depois, o atirador entra no edifício e mais tiros podem ser ouvidos.

A polícia chega na sequência, seguidos de serviços de emergência e médicos, que atenderam os feridos no local.

Moradores da região receberam um alerta no celular sobre o ataque. A mensagem era a seguinte: "Hoje, por volta das 21h, um ou mais criminosos atiraram em pessoas em uma igreja. As seguintes áreas foram afetadas: Deelböge e arredores do distrito (Hamburg Groß Borstel)".

Testemunhas relataram ter ouvido uma sequência de 12 tiros contínuos e, depois, corpos sendo retirados do local em sacos pretos.

Tiroteio em igreja na Alemanha

"Estendo minhas mais profundas condolências às famílias das vítimas. As forças estão trabalhando a toda velocidade para perseguir os perpetradores e esclarecer os antecedentes", disse o prefeito de Hamburgo, Peter Tschentscher.

A polícia ainda não havia revelado detalhes da investigação até a última atualização desta notícia.

Histórico recente

A Alemanha foi abalada por uma série de tiroteios nos últimos anos, principalmente desde 2016, muitos deles realizados pelos chamados "lobos solitários" - pessoas que agem sozinhas em nome de um grupo - e reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Já em fevereiro de 2020, um atirador com suspeita de ligações com a extrema-direita matou a tiros nove pessoas, incluindo imigrantes da Turquia, na cidade de Hanau, no oeste do país, antes de matar a si mesmo e a sua mãe.

Em outubro de 2019, um atirador matou duas pessoas depois de abrir fogo do lado de fora de uma sinagoga alemã na cidade de Halle, no leste do país, no feriado judaico de Yom Kippur.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/10/tiroteiro-na-alemanha-mortos.ghtml