Aluna mordida por mamba-negra morre minutos após ataque em sala de aula

"Os alunos descobriram a cobra e todos entraram em pânico, com alguns pulando pelas janelas"

Por Redação, do Um Só Planeta

As mambas-negras (Dendroaspis polylepis) estão entre as cobras mais venenosas da África TimVickers / Wikimedia Commons

Estudante foi resgatada e levada a um hospital, mas não resistiu depois que a cobra extremamente venenosa a atacou e mordeu sua coxa dentro de escola no Zimbábue

Uma estudante no Zimbábue morreu 30 minutos depois de uma mamba-negra mordê-la em plena sala de aula. Melody Chiputura, 17 anos, estava tendo aulas na escola Rushinga High School quando a cobra extremamente venenosa atacou e a mordeu na coxa, informou o The Herald-Zimbabwe.

"Os alunos descobriram a cobra e todos entraram em pânico, com alguns pulando pelas janelas", disse à agência de notícias o diretor da escola, Christopher Murenga. Chiputura gritou por socorro e foi levada às pressas para o hospital, mas morreu antes que um médico pudesse vê-la. Sua morte ocorreu meia hora depois de ser mordida.

As mambas negras são uma das cobras mais venenosas da África. Eles possuem um veneno potente que pode matar uma pessoa em apenas 30 minutos. A espécie também é uma das cobras mais rápidas do mundo e pode deslizar até 20 quilômetros por hora, informa a Newsweek.

A espécie é geralmente tímida e reclusa e prefere fugir dos humanos ao invés de atacar. No entanto, ataca quando se sente provocada ou ameaçada. As mambas negras também podem ser defensivas se estiverem feridas ou vulneráveis.

Os funcionários da escola ficaram confusos sobre como a cobra entrou na sala de aula, já que o prédio fica longe da grama alta, que é o habitat preferido da cobra.

Mas o vice-diretor Themba Mangwiro disse à mídia local que a cobra foi vista por um morador não muito antes do incidente. Acredita-se que a mamba-negra tenha sido atacada por um morador antes de entrar na escola.

https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2023/01/16/aluna-mordida-por-mamba-negra-morre-minutos-apos-ataque-em-sala-de-aula