EUA declaram emergência de saúde por causa da varíola dos macacos

O governo dos Estados Unidos declarou que o surto de casos de varíola dos macacos é considerado uma "emergência de saúde pública".

EUA identificaram cerca de 1,6 milhão de pessoas que são altamente vulneráveis ao vírus, mas o país tem 550 mil doses de vacina. Com a declaração de emergência, agências de governo vão receber mais dinheiro.

Por g1

Cientistas ligados à OMS alertam sobre varíola do macaco: janela para agir está diminuindo

O governo dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira (4) que o surto de casos de varíola dos macacos é considerado uma "emergência de saúde pública".

"Estamos preparados para elevar a resposta a este vírus a outro patamar e instamos todos os americanos a levar a sério a varíola do macaco e assumir a responsabilidade de nos ajudar a enfrentar este vírus", disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra.

Segundo o “New York Times”, ao adotar a medida, as agências de governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais gente e agilizar a vacinação e tratamento dos doentes.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/04/governo-dos-eua-deve-declarar-emergencia-de-saude-por-causa-da-variola-do-macaco.ghtml