Reino Unido aprova segundo medicamento contra o coronavírus
É o segundo medicamento contra a Covid-19 aprovado pelo Reino Unido; remédio atua a base de anticorpos monoclonais de longa duração.
Por g1
Técnica de enfermagem coloca luvas cheias de água quente nas mãos de paciente com coronavírus no interior de São Paulo — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
A agência de medicamentos do Reino Unido (MHRA, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (2) a aprovação do tratamento da GlaxoSmithKline (GSK) contra o coronavírus a base de anticorpos monoclonais de longa duração. O laboratório afirma que esse remédio atua até mesmo contra a nova variante ômicron, que foi identificada na África do Sul.
OMS relaciona 29 países e territórios que já registraram casos da variante ômicron
O sotrovimab, nome do remédio, se mostrou "seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid-19 de leve a moderada e com risco grave de desenvolver uma forma severa da doença", afirmou a MHRA em um comunicado.
A GSK afirmou que o tratamento atua contra as mutações chave da nova variante ômicron.
"O sotrovimab demonstrou que atua contra todas as variantes de preocupação e de interesse definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", afirmou o laboratório.
De acordo com a MHRA, apenas uma dose do medicamento pode reduzir o risco de hospitalização e de morte em 79% em adultos considerados de alto risco infectados e com sintomas.
O remédio é para pessoas com sintomas leves a moderados que podem desenvolver uma doença mais grave. A agência britânica recomendou o uso a partir do quinto dia de sintomas.
O remédio foi desenvolvido em associação com o laboratório Vir Biotechnology, dos Estados Unidos.
No fim de junho, a Comissão Europeia classificou o tratamento como um dos cinco mais promissores contra o coronavírus.
O sotrovimab é o segundo tratamento contra o coronavírus aprovado em um mês pelo Reino Unido, depois do molnupiravir, comprimidos do laboratório americano Merck Sharp & Dohme (MSD), que recebeu autorização em novembro.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/12/02/reino-unido-aprova-segundo-medicamento-contra-o-coronavirus.ghtml
Comentários