SpaceX, de Elon Musk, decola para 1º voo orbital com civis no espaço

Voo com humanos que chegará mais longe, depois do programa Apollo.

Decolagem da missão da SpaceX com civis — Foto: Joe Skipper/Reuters

Empresa leva bilionário Jared Isaacman e mais três civis para viagem com duração de 3 dias. Vai ser a missão com humanos que chegará mais longe, depois do programa Apollo.

Por G1

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, iniciou seu voo orbital nesta quarta-feira (15), com o objetivo de fazer o turismo espacial ultrapassar uma nova fronteira. Vai ser o voo com humanos que chegará mais longe, depois do programa Apollo.

Serão 3 dias dando voltas ao redor da Terra, por isso se trata de um voo orbital. O foguete Falcon decolou por volta das 21h (horário de Brasília) do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, de onde costumam partir as missões da Nasa.

A bordo estavam 4 tripulantes que representam outro marco: é o primeiro voo orbital só com civis. Não há astronautas profissionais a bordo. Elon Musk também não viajou com eles.

Principais momentos da decolagem

Os tripulantes entraram na cápsula Dragon duas horas antes do voo. Eles passaram o tempo todo esperando a decolagem sentados e com os cintos afivelados, enquanto diversas checagens eram feitas.

Elon Musk foi assistir ao lançamento. Ao contrário de Jeff Bezos e Richard Branson, seus "rivais" bilionários que também investem no turismo espacial, o empresário não faz parte da tripulação. Ele apareceu usando máscara, apesar de já ter feito declarações minimizando a Covid. A decolagem aconteceu às 21h03 (horário de Brasília), dentro do previsto.

Cerca de 2 minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete Falcon, responsável pelo impulso inicial, se desprendeu retornou ao solo, dentro do planejado. O segundo estágio se separou cerca de 10 minutos após a decolagem, quando, então, a cápsula com os tripulantes passou a orbitar.

A SpaceX encerrou a transmissão pouco depois.

Entenda a viagem

A previsão é de que o pouso aconteça dentro de 3 dias, no litoral da Flórida. Nesse meio tempo, a cápsula Dragon dará voltas ao redor da Terra. A cada 90 minutos, um giro será completado.

Esta é o voo com maior distância já feito por humanos desde o programa Apollo, que levou o homem à Lua A altitude alvo é de 575 km, além das órbitas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), para onde SpaceX já viajou com astronautas, ou mesmo do telescópio espacial Hubble.

Além das 4 pessoas a bordo, a cápsula carrega itens curiosos que depois serão vendidos em um leilão beneficente, como uma versão inédita da música "Time in disguise", do King of Leons.

A missão Inspiration4 da SpaceX é diferente das que fizeram Bezos e Branson. Os voos deles foram do tipo suborbital e duraram menos de 1 hora.

Voo orbital x suborbital: entenda as diferenças

Em julho, Richard Branson, da Virgin Galactic, fez um voo de 20 minutos em uma nave que era um misto de avião com foguete, superando 80 km de altitude, o suficiente para ser considerado pioneiro no ramo.

Dias depois, Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, ficou 10 minutos a bordo da nave da sua empresa Blue Origin, lançada por um foguete tradicional acima da linha de Kárman.

Essa linha fica a 100 km do nível do mar e que muitos consideram o limite para delimitar o início do espaço – a Nasa, por outro lado, aceita o limite de 80 km.

O voo, sem piloto, também foi um marco no setor.

Como objetivo, todas essas empresas querem fazer crescer esse segmento, mas existem muitas diferenças técnicas entre suas naves.

https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2021/09/15/spacex-de-elon-musk-faz-1o-voo-orbital-com-civis-no-espaco.ghtml