Comissão na EU dá aprovação final a vacina Moderna contra a Covid-19

Agora, os 27 países da União Europeia poderão começar a imunizar suas populações com a vacina

Vacina da Moderna — Foto: REUTERS/Eduardo Munoz

Comissão Europeia concede aprovação final para uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19

Expectativa é de até 160 milhões de doses. Agora, os 27 países da União Europeia poderão começar a imunizar suas populações com a vacina. Primeiro imunizante aprovado no bloco foi o da Pfizer/BioNTech.

Por G1

A Comissão Europeia concedeu, nesta quarta-feira (6), a aprovação final do uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19. Mais cedo, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já havia aprovado o uso.

Agora, os 27 países da União Europeia poderão começar a imunizar suas populações com a vacina; a expectativa é de que o processo comece na próxima semana.

A vacina é a segunda aprovada no bloco – que adquiriu 80 milhões de doses e tem a opção de comprar mais 80 milhões, levando o total a 160 milhões. O imunizante é aplicado em duas doses, e a população da União Europeia é de cerca de 450 milhões de pessoas.

Mas o bloco também já garantiu 300 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, primeira aprovada na União Europeia e que também é dada em duas doses. O imunizante começou a ser aplicado na maioria dos países em 27 de dezembro; o último a começar, nesta quarta, foi a Holanda.

Uma diferença entre as duas autorizações de uso é que a Moderna solicitou a aprovação para maiores de 18 anos, enquanto a aprovação da Pfizer é para maiores de 16 anos.

Além da União Europeia, a vacina da Moderna também já foi aprovada para uso nos Estados Unidos, no Canadá e em Israel. Na segunda (4), a empresa afirmou que teria condições de produzir, neste ano, 600 milhões de doses de vacinas. O número representa 100 milhões de doses a mais do que a meta anterior, que era de 500 milhões.

Tecnologia

Ambas as vacinas usam moléculas de mRNA (ácido ribonucléico mensageiro) para fazer com que as células humanas produzam imunidade ao "espinho" do coronavírus e, assim, evitar que ele consiga se fixar nelas. 

Vacina da Pfizer contra Covid usa tecnologia chamada de RNA mensageiro; veja como funciona

As duas empresas usaram uma formulação ligeiramente diferente, que resultou em requisitos diferentes de armazenamento refrigerado: -70°C para a Pfizer e -20°C para Moderna.

https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/06/comissao-europeia-concede-aprovacao-final-para-uso-emergencial-da-vacina-da-moderna-contra-a-covid-19.ghtml