Flamengo goleia o Bolívar e volta à zona de classificação para a próxima fase da Libertadores

Na próxima quarta-feira, o Flamengo vai a Manaus para enfrentar o Amazonas, pela Copa do Brasil.

Gerson comemora contra marcado no Bolívar (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

Rubro-Negro cria muitas oportunidades, envolve equipe boliviana e se mantém vivo no torneio

•  Vitória convincente

O Flamengo não deu chances ao Bolívar no Maracanã e venceu por 4 a 0, nesta quarta-feira, pela Libertadores. O resultado mantém a equipe do técnico Tite viva na competição, dependendo ape-nas de si para avançar às oitavas. O placar foi quase todo construído no primeiro tempo, com gols de Gerson, Ayrton Lucas e Cebolinha. Na segunda etapa, Pedro completou o resultado.

•  Olho na classificação

Com a vitória, o Flamengo subiu uma posição, assumindo o segundo lugar do Grupo E, com sete pontos. O número é o mesmo do Palestino, que perde nos critérios de desempate.

O Bolívar continua com dez pontos, na primeira posição.  

•  Primeiro tempo

O minuto inicial do Flamengo deu o tom da forma com o que o time jogaria durante o primeiro tempo. Cebolinha fez boa jogada individual na ponta e encontrou Gerson livre na área para mar-car. Na sequência, Arrascaeta ficou perto de ampliar em finalização que foi para fora. O Bolívar explorou o espaço deixado às costas da defesa do Flamengo e ensaiou reação com chute na trave de Pato Rodríguez. No entanto, a defesa do time boliviano continuou muito desorganizada, ceden-do espaço e a pressão rubro-negra surtiu efeito. Arrascaeta e Pedro pararam em grandes defesas de Lampe. Mas, aos 37, Ayrton Lucas conseguiu rebote na área para ampliar. Minutos depois, De la Cruz atrapalhou a saída de Ramiro Vaca no ataque e a bola sobrou para Pedro, que deixou Cebolinha na boa para fazer o terceiro gol.

•  Segunda etapa

O Flamengo voltou do intervalo um pouco mais recuado, sofrendo alguma pressão do Bolívar, mas não demorou para retomar a dianteira. Aos 10 minutos, recebeu bom passe de Gerson na área e fez o quarto gol do time carioca. A intensidade rubro-negra continuou com as entradas de Gabigol, Luiz Araújo e Lorran nos lugares de Pedro, Cebolinha e Arrascaeta. O time boliviano não conseguiu articular uma reação, errava muitos passes e se apoiou em tentativas de lances individuais de Bruno Sávio, que pouco surtiram efeito contra a marcação cerrada do Flamengo. O time de Tite continuou imprimindo um forte ritmo até o final e poderia ter feito mais gols, mas o bom chute de Ayrton Lucas parou na trave.

•  Próximos compromissos

Na próxima quarta-feira, o Flamengo vai a Manaus para enfrentar o Amazonas, pela Copa do Brasil.

Na semana seguinte, voltará à Libertadores para enfrentar o Millonarios, da Colômbia, que não tem chance de classificação.

Decisão da CBF determinou a suspensão do Brasileiro por duas rodadas em razão da tragédia no Rio Grande do Sul. Por isso, o clube carioca não jogará no próximo fim de semana.

https://ge.globo.com/rj/futebol/libertadores/jogo/15-05-2024/flamengo-bolivar.ghtml