Cruzeiro derrota Tombense e garante vaga na final do Campeonato Mineiro

O Cruzeiro volta à decisão com essa vantagem após seis anos.

Em noite de Matheus Pereira, Raposa vence e aguarda o classificado do duelo entre América e Atlético, neste domingo

•  Na final!

O Cruzeiro fez valer o favoritismo e garantiu uma das vagas na final do Campeonato Mineiro. Jogando neste sábado, no Mineirão, o time do técnico Nicolás Larcamón derrotou o Tombense por 3 a 1, no jogo de volta das semifinais da competição. Arthur Gomes, no primeiro tempo, abriu o placar para os donos da casa. Na etapa complementar, Zé Vítor, contra, fez o segundo da Raposa. Pouco depois, o zagueiro se recuperou e marcou o gol de honra do Tombense. Nos acréscimos, Matheus Pereira deixou o dele, fechando o placar.

•  E agora?

O Cruzeiro espera o classificado do confronto entre América e Atlético, neste domingo, no Inde-pendência, para disputar a final do Campeonato Mineiro. Independentemente do adversário, a Raposa, que fez melhor campanha na primeira fase, joga por dois empates ou vitória e derrota, pelo mesmo saldo de gols, para conquistar o título. O Cruzeiro volta à decisão com essa vantagem após seis anos.

•  Agenda

O Campeonato Mineiro terá uma pausa de cerca de duas semanas por causa dos amistosos inter-nacionais da Data Fifa. Os dois jogos da decisão estão programados para os dias 30 de março e 6 de abril. Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro será o mandante da segunda partida da final, que deve ser no Mineirão.

Cruzeiro x Tombense (Foto: Staff Images)

•  Gol contra coletivo

Aos 23 do segundo tempo, depois de jogada entre Matheus Pereira e Dinenno, a zaga do Tomben-se falhou feio na área. Em um bate-rebate incrível, Edinei tentou afastar chutando para o lado, mas acertou o companheiro Zé Vítor, que fez contra. Só vendo para acreditar.

Aos 23 min do 2º tempo - gol contra de Zé Vitor do Cruzeiro contra o Tombense

•  Atuações da Raposa

Cruzeiro x Tombense (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

Matheus Pereira parabeniza Cruzeiro e evita falar sobre renovação: "Já falei minha vontade"

•  Primeiro tempo

O Cruzeiro pressionou o Tombense desde o primeiro minuto de jogo. Arthur Gomes, William e Rafael Elias colocaram o goleiro Felipe Garcia para trabalhar. O time de Tombos respondeu aos 22 minutos, quando Rafinha pegou o rebote, chutou de longe e fez o Rafael Cabral se esticar para defender. Aos 34, Matheus Pereira achou Arthur Gomes na área. O atacante desviou de cabeça, por entre as pernas do goleiro, para abrir o placar. O lance chegou a ser revisado pelo VAR, que validou o gol cruzeirense. Na sequência, William quase fez o segundo, mas Felipe Garcia desviou, e a bola acertou a trave. Aos 47, Igor Bahia dividiu com Neris na área do Cruzeiro. O lance foi revisado pelo VAR, que não viu pênalti na jogada. Nos acréscimos, Lucas Romero teve a chance para ampliar, mas Felipe Garcia defendeu.

•  Segundo tempo

Aos dois minutos da etapa complementar, Arthur Gomes voltou a balançar as redes, mas ele es-tava em posição irregular, e o impedimento foi marcado. Treze minutos depois, Mateus Vital arris-cou, Felipe Garcia espalmou, e Dinenno se esticou para tentar desviar. Do outro lado, Igor Bahia teve a chance, mas bateu para fora. Aos 23 minutos, depois de jogada entre Matheus Pereira e Dinenno, a zaga do Tombense bateu cabeça, Edinei chutou para o lado e acertou Zé Vítor, que fez contra. Pouco depois o zagueiro se recuperou, marcando de cabeça para o time alvirrubro. Aos 40, Pedro Costa cruzou, a bola pegou no braço de Villalba, e os jogadores do Tombense pediram pênalti. A arbitragem nada marcou. Nos acréscimos, Matheus Pereira dividiu com o zagueiro, ficou com a bola, driblou o goleiro e fez o terceiro da Raposa, dando números finais ao jogo.

Cruzeiro x Tombense

•  Público e renda

Público: 40.158

Renda: R$ 1.689.992,50

https://ge.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/jogo/16-03-2024/cruzeiro-tombense.ghtml