Botafogo bate o Fluminense e mantém esperança de classificação no Carioca
Alvinegro precisa secar o Vasco para avançar à semifinal
Marlon Freitas em Fluminense x Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
• Clássico quente, vitória do Botafogo - Fluminense 2 x 4 Botafogo - Campeonato Carioca 2024
Necessitado de uma vitória para ficar vivo no Carioca, o Botafogo venceu o Fluminense por 4 a 2, neste domingo, no Maracanã. Depois de um primeiro tempo bem jogado, a segunda etapa foi recheada de confusões, com direito a cartão vermelho e um pênalti para cada lado. Marlon Freitas marcou duas vezes, Raí e Emerson Urso completaram para o Alvinegro. John Kennedy e Lelê fizeram os gols tricolores. E André, que entrou no segundo tempo, foi expulso depois de fazer pênalti em Kauê.
Com o resultado, o Botafogo passou o Vasco momentaneamente na tabela e sonha com uma vaga na próxima fase do Carioca. A equipe de São Januário joga com a Portuguesa na sequência e precisará de uma vitória para avançar.
O Fluminense, por sua vez, tem a vaga garantida na semifinal e termina a Taça Guanabara com 21 pontos e pode ser ultrapassado pelo Nova Iguaçu, que enfrenta o Volta Redonda, e pelo Vasco.
• Início intenso
O Botafogo começou a partida impondo um ritmo muito forte, com marcação alta e recuperação rápida da bola quando estava sem ela, a defesa Tricolor demorou para entrar no jogo e sofreu. O primeiro gol saiu aos 2 minutos, quando Raí passou para Marlon Freitas na área chutar forte no canto. O Fluminense ensaiou a reação com Lelê, que recebeu livre nas costas de Bastos, mas o atacante desperdiçou com chute para fora. Aos 15, Raí pegou sobra e chutou forte de fora da área para ampliar a diferença. Felipe Alves ainda salvou outro chute de Marlon Freitas para evitar o terceiro gol. Aos poucos, o Tricolor melhorou a saída para equilibrar o jogo e voltou a insistir nas jogadas de média distância, nas costas da marcação. Assim, aos 25, Lelê recebeu lançamento em profundidade, a defesa se embolou para afastar e o atacante chutou na saída do goleiro e diminu-iu a diferença no placar. Lelê ainda teve outra oportunidade semelhante, e acabou finalizando de forma displiscente. O ritmo diminuiu na reta final do primeiro tempo, com as equipes jogando de igual para igual.
• Pênaltis, polêmicas e expulsão
Depois de um primeiro tempo bem jogado, os times voltaram do intervalo com a marcha mais lenta. O jogo tinha ritmo amarrado, com jogadas duras e irritação com o árbitro. Mesmo assim, o Botafogo continuou melhor e quase ampliou com Kauê e Urso. O técnico Fernando Diniz fez algu-mas mudanças, colocou Martinelli e André na defesa e seu time adotou uma postura mais ofensi-va. Deu certo. John Kennedy sofreu pênalti e ele mesmo cobrou de cavadinha para empatar. Não durou muito o bom momento tricolor. Na sequência, André perdeu a bola para Kauê na defesa e, em seguida, fez pênalti no garoto e foi expulso. Marlon Freitas cobrou e colocou o Botafogo nova-mente na liderança do placar. No fim do jogo, ocorreu um embate, quando Yarlen dividiu com John Kennedy e caiu fora de campo com dores. Para atrasar o jogo, Marçal puxou o jovem com-panheiro, caído, para dentro das quatro linhas. Felipe Alves, do Fluminense, arrastou o jogador para fora, o que gerou indignação e troca de empurrões. O árbitro controlou a confusão e amare-lou o goleiro. Ainda houve tempo para o Botafogo ampliar com bonito gol de cabeça de Emerson Urso, que venceu a marcação insistente de Marcelo no minuto final.
• Atuações do Botafogo
Marlon Freitas marca duas vezes e é o melhor.
• Próximos jogos
Botafogo volta campo na próxima quarta-feira, para enfrentar o Bragantino, no estádio Nilton Santos, pela Pré-Libertadores.
O Fluminense fica no aguardo para saber quem será seu adversário na semifinal do Carioca, que começa no próximo fim de semana.
https://ge.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/jogo/03-03-2024/fluminense-botafogo.ghtml
Comentários