Após bater recordes, foco do Brasil é alcançar 200 medalhas no Pan

Já são 56 medalhas de ouro e um total de 165 pódios.

Brasil venceu a Colômbia por 3 a 0 no Pan 2023 — Foto: Rafael Bello/COB

Brasil já superou o recorde de ouros e do total de pódios em um único Pan e tenta, nos dois últimos dias de eventos em Santiago, alcançar a simbólica marca de 200 medalhas

Por Guilherme Costa — São Paulo

Antes de começar os Jogos Pan-Americanos, o Brasil sonhava em bater três metas ousadas com relação às medalhas em Santiago: maior número de ouros (54, conquistados em 2019), maior número de pódios (169, conquistados em 2019) e a segunda posição no quadro de medalhas, feito alcançado só duas vezes na história: em 1963 e 2019.

Faltando dois dias para o fim dos Jogos Pan-Americanos, todos esses números foram alcançados. Já são 56 medalhas de ouro e um total de 165 pódios. Mas, é importante frisar que o país já garantiu outras sete medalhas por chegar em decisões que ainda não foram realizadas, portanto o número de 169 já foi batido também. Por fim, o Brasil está em segundo lugar no quadro com folga: o México está com 42 medalhas de ouro e o Canadá 40.

Assim, o grande objetivo do Brasil passa a ser e perseguição ao simbólico número de 200 medalhas em uma mesma edição. A projeção que o blog fez antes do início do Pan apontou que o país iria conquistar 199 medalhas. Neste momento, faltando dois dias para o fim do Pan, o Brasil está duas medalhas acima do projetado, ou seja, se todos os favoritos confirmarem o status, o país termina a competição com 201 pódios.

Guilherme Costa analisa ouro conquistado por Miguel Hidalgo

São 165 pódios oficialmente já conquistados, mas outros sete já estão certos, só falta definir a cor : handebol masculino, vôlei masculino, polo aquático masculino, futebol masculino, tiro com arco misto, equipe feminina de tênis de mesa e equipe masculina de tênis de mesa. Ou seja, tecnicamente já temos 172 conquistas.

Caio Maciel e Marcel Merguizo comentam vitória do vôlei do Brasil sobre Cuba no Pan

O Brasil tem totais condições de conseguiu outras 28 medalhas. Entre sábado e domingo, o Brasil é favorito ao pódio no atletismo (quatro), basquete(uma), canoagem(uma), ciclismo freestyle (uma), esgrima (uma), ginástica de trampolim (quatro), ginástica rítmica (cinco), wrestling (uma), tiro com arco (uma), triatlo (uma), vela (duas), karatê (Quatro), patinação(uma), rugby (uma) e polo aquático (uma).

Ou seja, a conta não está fácil, mas é bem possível que o Brasil feche os Jogos Pan-Americanos com a simbólica marca de 200 medalhas.

https://ge.globo.com/olimpiadas/blogs/brasil-em-paris/noticia/2023/11/04/apos-bater-recordes-foco-do-brasil-e-alcancar-200-medalhas-no-pan.ghtml