Dinamarca surpreende e bate Holanda na Euro

THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na abertura do Grupo B da Eurocopa, a primeira surpresa do torneio. Uma efetiva Dinamarca derrotou a favorita Holanda, que mostrou muita afobação na hora de chutar a gol, por 1 a 0, e assumiu a liderança da chave, que ainda tem Alemanha e Portugal, com três pontos.

Na próxima rodada, dia 13, a Dinamarca enfrenta Portugal, enquanto a Holanda faz o clássico contra a Alemanha. Na última rodada, dia 17, a Dinamarca encara a Alemanha e a Holanda fecha sua participação na primeira fase contra Portugal.

O JOGO

Duas seleções que têm em seu DNA a busca pelo jogo bonito e ofensivo. Mas a Holanda queria nesta Eurocopa apagar a má imagem deixada na final do Mundial de 2010, quando renunciou a 40 anos de tradição de jogar no ataque para se defender ostensivamente.

Com 37 gols em dez jogos nas Eliminatórias para a Euro, o time de Bert van Marwijk se credenciava ao título.

E o início do jogo contra os algozes da Holanda na semifinal da Euro-92, quando eliminaram os holandeses nos pênaltis, mostrava isso. Um time com um ataque poderoso, veloz e habilidoso, que empurrou a Dinamarca para o seu campo de defesa. Com menos de dez minutos, já eram quatro finalizações a gol e 67% de posse de bola.

Só que a pontaria holandesa era ruim. O time criava e chutava muito, mas não acertava a meta de Andersen.

Quem não faz, toma, já dizia o velho ditado. E mais uma vez o chavão se mostrou verdadeiro. Na sua primeira jogada de ataque, a Dinamarca anotou.

Simon Poulsen desceu pela esquerda e na hora do cruzamento foi travado. A bola sobrou na entrada área para Krohn-Delhi, que com um drible deixou Heitinga e Van Bommel para trás e soltou o pé, coma bola passando no meio das pernas de Stekelenburg. Dinamarca 1 a 0 aos 24 min.

O tento abalou a Holanda, que passou a ceder mais espaços e por pouco não sofreu o segundo. Aí estava a diferença. Enquanto a Holanda tinha volume de jogo, a Dinamarca era objetiva. Dos cinco chutes a gol que disparou, todos acertaram o alvo. Já Holanda arrematou mais que o dobro, 13 vezes, mas só três pararam nas mãos de Andersen.

Antes do fim do primeiro tempo, porém, quase que os holandeses marcaram. Andersen saiu jogando errado e deu a bola anos pés de Robben, que avançou mas acertou o chute no pé da trave dinamarquesa.

A Holanda voltou para o segundo tempo pressionando ainda mais, tentando o gol de todas as maneiras. Andersen passou a se destacar em campo.

Van Marwijk mandou seu time para o ataque em praticamente um 4-2-4. Sacou o volante De Jong e o meia Affelay para as entradas de Huntelaar, que marcou 48 gols na temporada pelo Schalke 04 da Alemanha, e Van der Vaart.

Em sua primeira jogada, Huntelaar recebeu lançamento de Sneijder na área, mas Andersen, corajosamente, saiu nos pés do centroavante e salvou.

A Dinamarca era só defesa e espera ansiosamente por um contra-ataque para poder matar o jogo.

Em uma última tentativa de pelo menos empatar, o treinador holandês trocou o lateral direito Van der Wiel e colocou o atacante Kuyt.

Mas os dinamarqueses trataram de administrar a vitória, trocando passes e deixando a Holanda longe da sua área, fazendo o tempo passar e garantindo assim o triunfo.