Tóquio 2020 confirma primeiro caso de Covid-19 na Vila Olímpica

Comitê reforça a necessidade de respeito ao protocolo para realizar Olimpíadas seguras.

Porta da Vila Olímpica de Tóquio — Foto: Carol Barcellos

Por Fabio Grijó, Guilherme Costa, João Gabriel Rodrigues e Paulo Roberto Conde — Tóquio, Japão

A menos de uma semana das Olimpíadas, funcionário da Vila testa positivo. Comitê Organizador ressalta necessidade de seguir os protocolos à risca

A Vila Olímpica, local que receberá mais de 10 mil atletas nos próximos dias, teve, neste sábado, confirmado o primeiro caso de coronavírus. O nome da pessoa não foi divulgado, mas se sabe que não foi um atleta. O funcionário está isolado, em quarentena. Ainda não há nenhuma confirmação de outros casos ou de atletas tenham testado positivo na Vila.

Pouco depois da confirmação do primeiro caso na Vila, a presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, e o diretor-geral dos Jogos, Toshiro Muto, reforçaram a necessidade de respeito ao protocolo para realizar Olimpíadas seguras.

As Olimpíadas de Tóquio estavam marcadas para 2020, mas acabaram adiadas para este ano por conta da pandemia. Os atletas e todos os membros da delegação estão passando por testes diários e inúmeros protocolos.

O Comitê Organizador confirmou que, desde o dia 1º de julho, já foram 14 casos positivos de Covid-19 ligados aos Jogos Olímpicos. Entre os outros 13 casos positivos, além do funcionário da vila, estão quatro pessoas "ligadas aos Jogos", o que inclui, por exemplo, integrantes do COI, comitês nacionais ou federações internacionais das modalidades. Abrangem também sete pessoas que foram contratadas para trabalhar nas Olimpíadas. E dois positivos são jornalistas de fora do Japão.

- Estamos fazendo todo o esforço, tudo para evitar um surto (de Covid-19). Mesmo se tivermos um surto, tenham certeza de que teremos um plano para conter - disse Hashimoto. - Aplicamos medidas muito restritivas. Se seguirmos as normas, teremos Jogos seguros. Prometemos ao mundo que os Jogos seguiriam adiante. Como anfitriões, assumimos a responsabilidade de organizar os Jogos, respondemos aos diversos desafios relacionados à Covid-19. Essa pandemia, esse desafio mundial, não podemos adiar respostas para esses assuntos. Temos que estar preparados e, após um ano de adiamento, temos que cumprir nossa missão de organização dos Jogos.

Muto não soube responder à pergunta se o funcionário infectado com Covid tinha tomado vacina.

- Não temos informação se a pessoa que testou positivo foi vacinada ou não. Atletas serão submetidos a testes todos os dias, e quem testar positivo será afastado. Faremos todos os esforços para garantir segurança e saúde na vila olímpica. Temos que levar em consideração que as pessoas possam testar positivo mas que todos os protocolos serão cumpridos - disse Muto.

Tóquio em estado de emergência

Atleta brasileiro do tiro com arco, Marcus D'Almeida afirmou que é preciso manter a calma e seguir os protocolos.

- Tem que manter a calma. Já viajei para o México com protocolos (Pan), depois para Paris (Copa do Mundo). A gente tem que ter calma, é um processo do treinamento todos esses protocolos. Já está na minha cabeça que tenho que seguir os protocolos e tudo que tem quer feito - afirmou.

Tóquio está sob está sob estado de emergência desde a última segunda-feira. Na sexta-feira a cidade registrou 1.271 casos. Foi o terceiro dia seguido com mais de mil casos na cidade. De acordo com relatório divulgado pelo Comitê Olímpico Internacional, um atleta, que ainda não está na Vila Olímpica, testou positivo para o vírus. A entidade, porém, não divulgou mais detalhes sobre o caso.

Hashimoto ainda respondeu à pergunta se a decisão de adiar as Olimpíadas pelo período de um ano foi acertada.

- Sem dúvida, houve a decisão de adiar os Jogos, a decisão final foi do COI. Na época, falamos em adiamento de até dois anos, levando em conta opinião de cidadãos japoneses. Mas consideramos a questão de os Jogos de Inverno serem em 2022, poderia coincidir com os de Verão (Tóquio 2020) se houvesse adiamento de dois anos. Fizemos todo possível para conter a propagação do vírus. Entregaremos os melhores Jogos .

A presidente do Comitê Organizador ainda disse que a aprovação aos Jogos, entre japoneses, tem aumentado, sem citar pesquisar ou números.

- Naturalmente quem chega ao Japão está preocupado, e entendo. Daí a necessidade de divulgar informações e cumprir as regras. Espero que todos cumpram o manual à risca. Nos preocupamos com a disseminação da variante (de Covid). Ouvimos a população, que não estava apoiando muito os Jogos. Mas desde que lançamos o manual, a taxa de aprovação dos Jogos está aumentando. População vê que medidas estão sendo tomadas para evitar a Covid. Esperamos esforço conjunto de todos para realizar os Jogos - afirmou Hashimoto.

https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/comite-confirma-primeiro-caso-de-covid-19-na-vila-olimpica.ghtml