Tinga é eleito melhor do Cearense 2020 e "craque da galera"
Tinga foi decisivo nas finais, marcando gol nos dois jogos.
Tinga é eleito melhor do Cearense 2020 e "craque da galera"; confira vencedores do Troféu Verdes Mares
Premiação é dominada pelos finalistas Leão e Vovô. Decisivos nas finais do campeonato, Tinga é o craque do campeonato e o mais votado pela galera
Por Redação do ge — Fortaleza, CE
Campeão estadual de 2020, o Fortaleza também comemorou outros prêmios nesta sexta-feira (30), no Troféu Verdes Mares. A premiação festejou os melhores do Campeonato Cearense deste ano. Do tricolor, Felipe Alves ganhou o prêmio de goleiro menos vazado, Tinga foi eleito craque do campeonato e craque da galera, além de aparecer na Seleção do Campeonato, junto com Felipe Alves, Paulão e Felipe. Rogério Ceni ainda ganhou o prêmio de melhor treinador do Campeonato Cearense, pelo segundo ano consecutivo.
Tinga foi decisivo nas finais, marcando gol nos dois jogos. Ajudou o Fortaleza a conquistar vantagem para o segundo duelo e confirmou a vitória na segunda partida. Além de ter sido escolhido pela maioria da crônica esportiva para ser o craque do campeonato, contou com 88% dos quase 9 mil votos de internautas no ge.globo/ce, na votação do craque da galera.
Tinga, comemoração, Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha/SVM
O Ceará teve quatro atletas escolhidos para a Seleção do Campeonato: o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, o zagueiro Luiz Otávio, o volante Charles e o meia Vina. O Ferroviário também foi lembrado com o meia Wellington Rato. Cléber, que disputou a competição pelo Barbalha, está entre os atacantes escolhidos. Ele e Wandson, que atuou pelo Atlético-CE, completam a Seleção do Campeonato. Cléber também foi eleito a revelação do Campeonato Cearense e Wandson ganhou o prêmio de artilheiro do Estadual.
No quesito arbitragem, Ana Carolina Souza levou o prêmio de melhor árbitro-assistente. Já César Magalhães garantiu a premiação como árbitro do ano.
Criado em 2005, o Troféu Verdes Mares tem objetivo de prestigiar os melhores do futebol cearense e incentivar a qualidade de atuação das equipes da competição.
Troféu Pedro Basílio
Entre os prêmios promovidos pelo 'Troféu Verdes Mares', destaque para o 'Troféu Pedro Basílio', a ser entregue a Acássio, ex-jogador do Ferroviário. Vice-artilheiro da conquista estadual de 1994, com 19 gols, o meia Acássio foi um dos destaques do Ferroviário na época de ouro do Tubarão da Barra. O premiado é o jogador que mais vezes marcou gols em clássicos estaduais com a camisa do Ferroviário. Foram seis tentos contra o rival alvinegro e 20 contra o rival tricolor.
O nome da categoria é em homenagem ao jogador que mais ganhou Campeonato Cearense. Pedro Basílio tem, ao todo, doze títulos - cinco pelo Ceará e sete pelo Fortaleza. Basílio foi o primeiro a receber o Troféu, que ganhou seu nome um ano depois, em virtude da morte do ex-jogador. Além dele, Marciano, Celso Gavião, Geraldino Saravá, Edmar, Lulinha e Clodoaldo também foram agraciados com o troféu.
Confira os vencedores:
Seleção do campeonato
Goleiro: Felipe Alves (Fortaleza)
Lateral-direito: Tinga (Fortaleza)
Zagueiro: Paulão (Fortaleza)
Zagueiro: Luiz Otávio (Ceará)
Lateral-esquerdo: Bruno Pacheco (Ceará)
Volante: Charles (Ceará)
Volante: Felipe (Fortaleza)
Meia: Vina (Ceará)
Meia: Wellington Rato (Ferroviário)
Atacante: Cléber (atualmente no Ceará, antes Barbalha)
Atacante: Wandson (Atlético-CE)
Técnico: Rogério Ceni (Fortaleza)
Revelação do Campeonato: Cléber (atualmente no Ceará, antes Barbalha)
Melhor árbitro: César Magalhães
Melhor assistente de arbitragem: Ana Carolina Souza
Goleiro menos vazado: Felipe Alves (Fortaleza)
Artilheiro: Wandson (Atlético-CE)
Craque do campeonato: Tinga (Fortaleza)
Craque da galera: Tinga (Fortaleza)
Troféu Pedro Basílio: Acássio - Ferroviário
Campeão: Fortaleza
Vice-campeão: Ceará




Comentários